Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Diocese de Guarapuava celebra 60 anos de instalação

Programação jubilar se estende ao longo de todo o ano e será encerrada na Festa da Unidade 2026

A Diocese de Guarapuava celebra neste dia 26 de junho os 60 anos de sua instalação. A data marca seis décadas da presença organizada da Igreja Particular de Guarapuava, responsável pela evangelização de uma vasta região do Centro-Sul do Paraná. A diocese conta com 48 paróquias, totalizando 1.009 comunidades, distribuídas em 31 municípios.

A Diocese de Guarapuava foi criada pelo Papa São Paulo VI em 16 de dezembro de 1965, por meio da Bula Christi Vices. A nova circunscrição eclesiástica foi formada a partir do desmembramento de territórios das dioceses de Ponta Grossa, Campo Mourão e Toledo.

Poucos meses depois, em 26 de junho de 1966, aconteceu a instalação oficial da Diocese de Guarapuava. Na mesma ocasião, tomou posse o primeiro bispo diocesano, Dom Frederico Helmel, missionário da Congregação do Verbo Divino (SVD), natural da Áustria. Dom Frederico conduziu a diocese durante vinte anos, lançando as bases da organização pastoral, da formação do clero e da estruturação das paróquias e instituições diocesanas.

Um jubileu que mobiliza toda a Diocese

As comemorações dos 60 anos foram oficialmente abertas em 29 de novembro de 2025, durante a Festa da Unidade, realizada no Centro de Eventos Cidade dos Lagos. Na ocasião, mais de sete mil fiéis participaram da celebração que marcou também o encerramento do Ano Jubilar da Esperança.

Com o tema jubilar “Missão, Testemunho e Gratidão”, a programação comemorativa dos 60 anos reúne celebrações litúrgicas, peregrinações, momentos formativos e ações que recordam a história construída por gerações de bispos, sacerdotes, religiosos e leigos.

Durante todo o ano de 2026, quatro imagens peregrinas de Nossa Senhora de Belém estão percorrendo os quatro decanatos da Diocese, visitando paróquias e comunidades.

Outro destaque da programação são as Missas Votivas Jubilares realizadas no dia 2 de cada mês, de fevereiro a novembro, na Catedral Nossa Senhora de Belém. Ao longo do ano todas as paróquias estarão peregrinando até a igreja-mãe da Diocese para participar deste momento de comunhão e gratidão.

Tríduo Jubilar e celebração na Catedral

Como parte das comemorações dos 60 anos a Catedral Nossa Senhora de Belém acolherá o Tríduo Jubilar nos dias 23, 24 e 25 de junho, sempre às 19h. Na terça-feira (23) o bispo emerito Dom Giovanni Zerbini presidirá a celebração. Na quarta-feira (24) a Santa Missa será presidida pelo padre Carlos Egler, Vigário Geral da Diocese e na quinta-feira (25), último dia do triduo, por Dom Antônio Wagner da Silva, bispo emérito.

No dia 26 de junho, ao meio-dia, data exata da instalação da Diocese, acontecerá a celebração do Jubileu de Diamante. A Santa Missa será presidida pelo bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, reunindo sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas e fiéis de toda a diocese para agradecer a Deus pela caminhada realizada ao longo destas seis décadas.

A maior romaria da história da Diocese

As celebrações prosseguem no sábado, dia 27 de junho, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). Às 18h será celebrada uma Missa Jubilar na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, presidida por Dom Amilton Manoel da Silva e transmitida ao vivo pela TV Aparecida.

A celebração terá um caráter histórico. Pela primeira vez, a imagem de Nossa Senhora de Belém, padroeira da Diocese de Guarapuava, estará presente na Basílica Nacional durante uma celebração oficial da Diocese. Após a Missa, os romeiros participarão do tradicional Terço Luminoso na área externa do Santuário Nacional.

Mais de 2.500 peregrinos das diversas paróquias e comunidades da Diocese irão à Aparecida em 50 ônibus, configurando a maior romaria já organizada pela Diocese de Guarapuava.

Programação prossegue no mês de julho

Mais uma etapa da programação jubilar acontecerá de 13 a 16 de julho. Será a Semana Teológica Mariana com encontros transmitidos pelo canal da Diocese de Guarapuava no YouTube, sempre das 20h às 21h, permitindo a participação de fiéis de toda a Diocese.

No dia 18 de julho, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, em Guarapuava. Às 17h, será celebrada a Santa Missa jubilar, presidida pelo bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, e concelebrada pelo Padre Reginaldo Manzotti e sacerdotes da Diocese. Após a celebração, Padre Reginaldo Manzotti realizará um show especial, reunindo fiéis de Guarapuava e região em mais um grande momento de fé, oração e evangelização. A entrada será gratuita, com pedido de doação de 1 quilo de alimento não perecível, que será destinado a entidades assistenciais.

Encerramento na Festa da Unidade 2026

As celebrações do Jubileu dos 60 anos da Diocese de Guarapuava serão concluídas durante a tradicional Festa da Unidade de 2026, que reunirá fiéis de todas as paróquias da diocese em um grande momento de comunhão, oração e confraternização. Assim como ocorreu na abertura do jubileu, em novembro de 2025, a expectativa é de uma ampla participação do povo de Deus, marcando o encerramento de um ano repleto de celebrações, peregrinações, formações e ações pastorais que recordaram a história da Diocese e renovaram seu compromisso evangelizador para as próximas décadas.

Assista no Youtube:

Nossa Diocese 01 • RIO BRANCO DO IVAÍ • Paróquia Imaculada Conceição

Nossa Diocese 02 • ROSÁRIO DO IVAÍ • Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Nossa Diocese 03 • CÂNDIDO DE ABREU • Paróquia Senhor Bom Jesus

Nossa Diocese 04 • MANOEL RIBAS • Paróquia Santo Antônio

Nossa Diocese 05 • BARRA SANTA SALETE • Santuário Nossa Senhora da Salete

Nossa Diocese 06 • PITANGA • Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Nossa Diocese 07 • PITANGA • Paróquia Sant’Ana e São Joaquim

Nossa Diocese 08 • NOVA TEBAS • Paróquia São Pedro Apóstolo

Leia também:

Especial 60 anos: Casa de Formação em Pitanga

Especial 60 anos: Os sinos de Entre Rios

Especial 60 anos: Boletim Diocesano unindo a Diocese de Guarapuava desde 1978

Especial 60 anos: Uma diocese comunicadora

Especial 60 anos: “A vida tem a cor que você lhe dá”

Especial 60 anos: Seminário Diocesano Nossa Senhora de Belém, um sonho construído pela fé e pelas vocações na Diocese de Guarapuava

Especial 60 anos: Quando um grupo de peregrinos da Diocese de Guarapuava percorreu 7.800 quilômetros para participar de Congresso

Especial 60 anos: Dos primeiros padres aos novos sacerdotes

Especial 60 anos: Albergue Noturno, a caridade que ganhou endereço em Guarapuava

Especial 60 anos: Núcleo Habitacional João Paulo II, quando a Igreja ajudou a transformar a realidade de dezenas de famílias em Guarapuava

Especial 60 anos: A caminhada da Igreja em Guarapuava até a instalação da Diocese em 1966

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *