
A Diocese de Guarapuava celebrou ao meio-dia desta sexta-feira, 26 de junho, data exata em que completa 60 anos de sua instalação canônica, uma Santa Missa em ação de graças presidida pelo bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, e concelebrada por diversos sacerdotes, na Catedral e Santuário Nossa Senhora de Belém.
A celebração reuniu fiéis, religiosos, religiosas, seminaristas, diáconos e representantes de diversas paróquias da diocese. Ao final da Missa, Dom Amilton concedeu a bênção de envio aos peregrinos que seguem rumo ao Santuário Nacional de Aparecida, onde, neste sábado (27), às 18h, acontecerá a celebração jubilar dos 60 anos da Diocese.
Matéria em vídeo:
Durante a homilia, o bispo destacou que a história da Diocese não começou apenas em 1966, mas está profundamente ligada às origens de Guarapuava e da evangelização da região. “Celebramos hoje 60 anos da instalação da nossa Diocese. Sessenta anos de história, mas essa história não começou há 60 anos. Ela vem de muito antes e caminha junto com a própria história de Guarapuava, marcada desde o início pela presença da Igreja Católica e pela devoção a Nossa Senhora de Belém”, afirmou.
Dom Amilton recordou que a criação da Diocese respondeu ao desejo da Igreja de estar mais próxima do povo, oferecendo uma evangelização mais eficaz e uma presença missionária em uma extensa região que até então pertencia às dioceses de Ponta Grossa, Toledo e Campo Mourão. “A Diocese nasce da necessidade de uma Igreja mais próxima, missionária, celebrativa e capaz de socorrer as necessidades do povo. Uma Igreja em saída, que continua anunciando o Evangelho e promovendo a vida”, ressaltou.
Ao recordar a trajetória da Diocese, o bispo prestou homenagem ao primeiro bispo diocesano, Dom Frederico Helmell, missionário da Congregação do Verbo Divino (SVD), destacando seu espírito empreendedor, missionário e a dedicação à formação do clero, à chegada de congregações religiosas e ao fortalecimento das obras evangelizadoras e sociais.
Mensagem de Dom Amilton pelos 60 anos de instalaçao da diocese
Também foram lembradas as congregações religiosas, os missionários vindos de outros países, especialmente da Polônia, os seminaristas, sacerdotes, pastorais, movimentos e milhares de leigos que ajudaram a construir a história da Diocese ao longo dessas seis décadas.
Durante a celebração, Dom Amilton também pediu orações pelo falecimento de Dona Eugênia Rietz, mãe do padre Miroslaw Antoni Rietz (Pe. Miro), ocorrido na Polônia na manhã desta sexta-feira.
Em um momento de emoção, o bispo convidou o padre Acácio Evêncio de Oliveira, integrante da segunda turma de seminaristas da Diocese, para recordar a convivência com Dom Frederico. Padre Acácio testemunhou a proximidade do primeiro bispo com os seminaristas e destacou sua dedicação à formação das primeiras vocações diocesanas. “Gratidão a Deus pela presença de Dom Frederico em minha vida e na vida desta Diocese. O compromisso agora é dar continuidade a essa obra maravilhosa que ele iniciou e que hoje prossegue através de Dom Amilton”, afirmou.
Encerrando a homilia, Dom Amilton convidou toda a Diocese a renovar seu compromisso missionário. “Uma página da nossa história se conclui e outra se abre. Olhamos para trás com gratidão por todos aqueles que nos antecederam e seguimos adiante com o mesmo ardor missionário, fortalecidos pela Palavra, pela Eucaristia e pela caridade, para continuar nossa missão e nosso testemunho”, concluiu.
História
A Diocese de Guarapuava foi criada em 16 de dezembro de 1965, por meio da Bula Christi Vices, do Papa São Paulo VI, sendo instalada oficialmente em 26 de junho de 1966. Na mesma data tomou posse seu primeiro bispo, Dom Frederico Helmell, missionário austríaco da Congregação do Verbo Divino (SVD).
Aparecida
As comemorações jubilares prosseguem neste sábado, 27 de junho, com a maior romaria já realizada pela Diocese de Guarapuava ao Santuário Nacional de Aparecida. Cerca de 2.600 romeiros viajam em 56 ônibus, além de vans e automóveis, para participar da Santa Missa presidida por Dom Amilton Manoel da Silva, às 18h, na Basílica Nacional.
A celebração será histórica também pela presença, pela primeira vez, da imagem de Nossa Senhora de Belém, padroeira da Diocese de Guarapuava, durante uma celebração oficial da Diocese na Basílica Nacional. Após a Missa, os peregrinos participarão do tradicional Terço Luminoso, encerrando um dos momentos mais marcantes das comemorações pelos 60 anos de instalação da Diocese.





