Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pastoral Familiar da diocese participou de Congresso em Apucarana

Nos dias 15 a 17 de novembro aconteceu na cidade de Apucarana o VII Congresso do Regional Sul 2 da Pastoral Familiar reunindo agentes de todas as dioceses do Estado. Com o tema “Família o cuidado Pastoral” e o lema “Cuidas de vós mesmos e daqueles que lhes foram confiados” (At 20,28), o evento contou com a presença de aproximadamente 250 pessoas.

A diocese de Guarapuava foi representada pelo casal coordenador diocesano Douglas Pereira de Moraes e Kamilla Kleine Ribeiro de Moraes. “Também estiveram representando nossa diocese o padre assessor Marcos Rogério, sacerdote na Paróquia Divino Espírito Santo (Pinhão) e os casais Jackson e Rosana, e Jaqueline e Adenilton”, informaram.

Conforme Douglas e Kamilla o evento contou com a presença do bispo de Apucarana e referencial para a Pastoral Familiar no regional, dom Carlos José de Oliveira, do bispo de Ponta Grossa e presidente da Comissão Episcopal Vida e Família da CNBB, dom Bruno Elizeu Versari, do bispo de União da Vitória, dom Walter Jorge Pinto; do bispo de Cornélio Procópio, dom Marcos José dos Santos, e de diversos padres e diáconos.

Ainda segundo o casal coordenador a presença do clero foi fundamental para reforçar o caráter espiritual e formativo. “Contamos também com a presença do casal coordenador nacional da pastoral familiar, Alisson e Solange, os quais abordaram o tema ‘cuidar da família em diversas situações’, além do casal Suelem e Jeandré, coordenador nacional do serviço a vida, e do casal coordenador nacional do pré matrimônio, diácono Paulo e Carmem.  O evento foi um momento de reflexão, espiritualidade, partilha de conhecimento, com foco na importância e cuidado com as famílias e o próprio ser”, partilhou o casal.

Douglas e Kamilla também contaram que a proximidade da comissão nacional com as dioceses e o regional fortalecem o trabalho. “Dessa forma nos apoiam na evangelização da família, pois isso cria uma unidade. A presença do clero também é muito importante, pois o trabalho conjunto entre nós leigos e o clero se torna ainda mais forte. Os temas abordados no congresso são atuais e serão valiosos para replicar em nossa diocese. Ressaltamos que foi abordado sobre o ano Jubiliar de 2025, e fomos orientados de como trabalhar dentro da pastoral familiar”.

Jorge Teles com colaboração de Douglas Pereira de Moraes e Kamilla Kleine Ribeiro de Moraes – Coordenadores da diocese de Guarapuava.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress