Pesquisar

Sacerdotes da diocese de Guarapuava realizaram as primeiras reuniões dos decanatos de 2023

Catequese de adultos, retiros de Quaresma e nova data para a Missa dos Santos Óleos foram os principais temas abordados.

A diocese de Guarapuava possui, entre bispos, padres e diáconos, 110 membros em seu clero. Como estão espalhados por 31 cidades e em uma área que abrange mais de 25 mil quilômetros quadrados é necessário, de tempos em tempos, realizar reuniões para alinhar os trabalhos nas paróquias com o plano geral de evangelização da diocese. As reuniões, realizadas nos quatro decanatos, são feitas quatro vezes por ano, totalizando 16 encontros. O bispo diocesano, dom Amilton Manoel da Silva, CP, participa de todas.

Antes de cada uma das reuniões decanais, o padre responsável pelo decanato (decano), junto ao coordenador da Ação Evangelizadora, padre Érico Gabriel Gurkowski, e o bispo diocesano, se encontram para preparar os assuntos que serão debatidos com os demais colegas. Após as reuniões, os assuntos refletidos são levados ao Conselho Presbiteral onde, segundo dom Amilton, “nós avaliamos e, quando preciso, tomamos algumas decisões”.

Os primeiros encontros de 2023 ocorreram entre os dias 13 e 16 de fevereiro, nas cidades de Pinhão (Decanato Pinhão), Cantagalo (Decanato Laranjeiras), Guarapuava (Decanato Centro) e Cândido de Abreu (Decanato Pitanga). Confira os principais assuntos debatidos:

Catequese de adultos

Um dos temas das reuniões dos decanatos é a catequese de adultos, ou seja, para pessoas com mais de 16 anos que ainda não receberam os Sacramentos. Seguindo o novo modelo de Catequese Diocesano, a partir das diretrizes da Iniciação à Vida Cristã (IVC), os padres aprofundaram o assunto e definiram a redação do Diretório Diocesano de Catequese, que guiará os passos dos catequistas que trabalham com os catecúmenos* e catequizandos adultos. Em breve a diocese de Guarapuava disponibilizará o documento para todas as paróquias.

Nós tínhamos iniciativas paroquiais, mas não diocesanas. Agora esclarecemos, a partir da equipe central de catequese, os próximos passos da Iniciação à Vida Cristã para os adultos”, afirmou dom Amilton.

Retiros de Quaresma

Dom Amilton conversou com os padres sobre a programação dos retiros de Quaresma, destinados especialmente para as pessoas que possuem algum cargo de lideranças nas comunidades, mas também abertos para os demais interessados. De forma semelhante ao que foi feito em 2022,  o bispo diocesano será o assessor de quatro retiros, um para cada decanato. O tema será “Quaresma: tempo de conversão”. Confira as datas:

Decanato Pinhão:

25 de fevereiro, das 8h30 às 16h30, no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Reserva do Iguaçu (PR).

Decanato Laranjeiras:

4 de março, das 8h30 às 16h30, na paróquia Imaculada Conceição, em Cantagalo (PR).

Decanato Centro:

11 de março, das 8h30 às 16h30, na paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, em Guarapuava (PR).

Decanato Pitanga:

25 de março, das 8h30 às 16h30, na paróquia Sant’Ana, em Pitanga (PR).

Missa dos Santos Óleos

A Missa dos Santos Óleos e das Renovações Sacerdotais, com a participação de todos os padres da diocese, não será realizada na Quinta-feira Santa, como de costume. Em 2023, será na terça-feira da Semana Santa, dia 4 de abril, às 19h30, na Catedral Nossa Senhora de Belém. Os sacerdotes concordaram que a mudança facilitará não apenas a própria locomoção até Guarapuava, mas também a participação dos fiéis das cidades mais distantes. Vale lembrar que na ocasião será lançado o novo Plano de Pastoral da Diocese de Guarapuava.


*Catecúmenos são as pessoas que participam da catequese, mas ainda não receberam o Sacramento do Batismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress