
Neste domingo, 12 de outubro de 2025, as paróquias, comunidades e santuários da Diocese de Guarapuava viverão um dia solene em honra à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. É um dos momentos de fé e devoção muito aguardados pela Igreja local — e a programação religiosa nesse dia terá grande amplitude, unindo milhares de fiéis em torno da oração,ucaristia e celebração comunitária.
No Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Guarapuava, o dia começa às 6h com Santa Missa solene, celebrada pelo bispo diocesano Dom Amilton Manoel da Silva, que presidirá a primeira celebração eucarística do dia. Neste domingo haverá mais duas celebrações as 8h30 e 10h30. Das 7h às 10h tem café colonial, a partir das 10h tem entrega dos churrascos. Às 12h chega a Moto Romaria, às 15h haverá a Consagração a Nossa Senhora, às 16h a chegada da Romaria Tropeira. Neste domingo as barraquinhas abrem às 14h.
Imediatamente após a Missa em Guarapuava, Dom Amilton segue para Inácio Martins, onde à 10h presidira uma Eucaristia na Paróquia Nossa Senhora Aparecida assinalando uma presença de destaque no Jubileu de Ouro daquela paróquia. Ao meio-dia, será servido um almoço completo com churrasco, acompanhado de música ao vivo. Às 13h30, inicia-se o tradicional leilão de prendas, seguido, às 15h, da Consagração a Nossa Senhora. A festa prossegue às 17h, com a Ação entre Amigos e o show do conjunto musical Os Manos.
Em Campina do Simão, a programação do dia 12 começa às 9h com a Santa Missa, momento em que haverá recepção das padroeiras das comunidades e também a presença dos candidatos a Reis e Rainhas da festividade. Após a celebração, os fiéis são convidados ao almoço comunitário, com churrasco, bebidas e saladas. Às 13h30, o espírito festivo continua com binguinhos, leilão e tarde dançante — além de um espaço especial para as crianças, com brinquedos e pipoca gratuita.
Na localidade de Afonso Camargo (bairro Jordão), em Guarapuava, a Capela Nossa Senhora Aparecida também reserva momentos marcantes para esse domingo. A festa inicia com a alvorada às 6h, seguida da tradicional carreata com saída da Paróquia Bom Jesus às 9h, com bênção dos carros — gesto simbólico de entrega e proteção. Posteriormente, haverá celebração eucarística na capela, reunindo comunidade e visitantes em um momento de louvor e comunhão. No almoço haverá churrasco e após uma tarde com muita alegria e confraternização.
Outras paróquias da diocese, como em Altamira do Paraná, Turvo, Pitanga e Reserva do Iguaçu, também preparam celebrações especiais para o dia 12. Em Altamira, a paróquia festeja seus 50 anos, integrando memória e espiritualidade.
Em Turvo, no domingo (12) às 07h00 acontece a Missa dedicada aos obreiros da festa, 08h30 carreata com bênção dos carros e motoristas, 10h30 Santa Missa solene, 12h00 almoço festivo, com destaque para o tradicional churrasco e às 13h00 tarde festiva, com sarau e atividades de recreação, incluindo binguinhos.
Em Pitanga, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, haverá alvorada com terço às 5h15, missa da manhã e café com a padroeira, missa solene às 10h, 12h momento com as famílias, coroação às 15h, momento com crianças às 17h e missa de encerramento às 19h30, seguida de procissão luminosa até a Matriz Perpétuo Socorro.
No Santuário no Passo da Reserva, em Reserva do Iguaçu, a programação terá início às 10h, com a Santa Missa, reunindo romeiros, famílias e devotos da região. Ao meio-dia, será servido o tradicional almoço com churrasco suíno e bovino, marca da festa, que também se torna ocasião de encontro e convivência comunitária.
Em Laranjeiras do Sul, haverá intensa programação de missas: 6h (romeiros), 8h (movimentos marianos), 10h (com coroação de Nossa Senhora), 11h30 (com bênção das motos), 15h (Missa das Crianças) e 17h (Missa de Ação de Graças). Ao meio-dia, haverá almoço com churrasco e acompanhamentos, e às 18h30 acontece o sorteio da contribuição premiada.