
Conhecer mais sobre as vocações e a missão da Igreja foi o principal objetivo das feiras vocacionais realizadas neste sábado, 2 de agosto, em duas paróquias da Diocese de Guarapuava. O evento atraiu um público expressivo, especialmente crianças, adolescentes e jovens, mas também adultos interessados em saber mais sobre os caminhos de serviço dentro da Igreja.
As atividades aconteceram simultaneamente na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Morro Alto, e na Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida, no bairro Bonsucesso. Em ambos os locais, os participantes puderam conhecer o trabalho de diversas pastorais, movimentos, congregações religiosas e seminários, além de refletirem sobre sua própria vocação.
A Irmã Clotilde Bomfim, da Congregação da Caridade Social, participou da feira realizada no Santuário Nossa Senhora Aparecida e destacou a importância de promover eventos como esse durante o mês vocacional. “Aqui temos diversos estandes das pastorais e movimentos, mostrando o que a Igreja faz e os espaços que os leigos podem ocupar. Estão presentes também congregações religiosas e o seminário diocesano, todos apresentando sua missão: a do sacerdote, da vida consagrada. Tudo isso dá um destaque especial a este mês vocacional, quando somos convidados a ouvir o chamado de Deus e a descobrir o nosso lugar na Igreja”, afirmou.

Ana Cláudia, catequista do segundo volume da catequese, destacou o interesse das crianças. “Elas ficaram muito curiosas ao ver quantas possibilidades existem para servir na Igreja”, contou.
Lucília da Rosa de Lima, coordenadora da catequese na Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida, explicou como surgiu a iniciativa da feira vocacional. “Há muito tempo vínhamos amadurecendo a ideia e, em novembro do ano passado, quando nos reunimos com a Pastoral Vocacional, sentimos que o Espírito Santo nos impulsionava a dar esse passo”, revelou. Segundo ela, antes de visitar os estandes, os catequizandos participaram de um momento formativo com as catequistas sobre o tema das vocações.
Ouça a matéria:
Na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a feira também atraiu muitos visitantes ao longo do dia. A Irmã Maria Luiza Nunes, das Irmãs de Santa Maria Madalena Postel, que vieram de Manoel Ribas, explicou o propósito da participação da congregação. “Precisamos investir nos adolescentes que estão se preparando para a juventude, oferecendo-lhes valores, reflexão sobre o sentido da vida e a oportunidade de discernir sua vocação. Viemos compartilhar nosso carisma com as demais congregações, pastorais e movimentos e também conhecer outros carismas.”
As religiosas participaram das duas feiras — pela manhã no Santuário Nossa Senhora Aparecida e à tarde na Paróquia Perpétuo Socorro. “Observamos muitos adolescentes e jovens participando, muitos acompanhados por seus catequistas, o que facilita bastante o envolvimento. Acreditamos que algo bom sempre fica na vida deles depois de uma experiência como essa”, completou Irmã Maria Luiza.

Também neste sábado, o Santuário de Schoenstatt sediou dois momentos vocacionais. O primeiro foi um encontro vocacional com 23 meninas e jovens, entre 11 e 23 anos. De acordo com a Irmã Maria Nelly Mendes, do Movimento de Schoenstatt, este foi o primeiro encontro oficial de 2025. “Queremos acompanhá-las com mais proximidade ao longo do ano, proporcionando pequenas convivências conosco e também atividades junto ao Santuário. Outras meninas e jovens que sentirem o chamado, podem nos procurar”, convidou.
Ainda no Santuário de Schoenstatt, o bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, presidiu a Santa Missa de abertura do Mês Vocacional, celebrada com a presença de muitos fiéis.
O primeiro final de semana de agosto é dedicado à vocação sacerdotal. Por isso, em todas as paróquias e comunidades da Diocese de Guarapuava, as celebrações eucarísticas e da Palavra estão marcadas por um gesto concreto: a Coleta em prol dos seminários. A iniciativa é uma forma de a comunidade diocesana expressar, com generosidade, seu apoio à formação dos futuros sacerdotes, unindo-se em oração e também em contribuição material.