O tema central do evento foi baseado nas reflexões do 5º Congresso Missionário Nacional, que teve por tema: “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e lema: “Corações ardentes, pés a caminho”, conferido pelo assessor da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB, padre Tiago Ávila Camargo. Na noite de sexta-feira, 1 de setembro, dom Mário fez a abertura do encontro, acolhendo todos os participantes. Em seguida, padre Tiago fez uma palestra de introdução ao tema.
No sábado, dia 2, as atividades do dia iniciaram com a celebração da Eucaristia, que foi presidida pelo padre guineense, Luís Paulo da Costa Monteiro. Após o café, padre Tiago abordou tema: “Igreja Local: forças e desafios”, seguido de partilha que buscou trazer um levantamento da realidade missionárias nas dioceses.
No período da tarde, padre Tiago conferiu a segunda palestra, com o tema: “Corações ardentes”, com o qual buscou ajudar a discernir como assumir as ações do Plano Missionário Nacional (PMN). Após o jantar, a terceira palestra teve por tema: “Até os confins do mundo”.
No domingo, dia 3, após a oração da manhã, que foi conduzida pela diocese de Toledo (PR), foi realizada a apresentação dos trabalhos de grupo. Ao final da manhã, a missa de encerramento e envio foi presidida por dom Mário Spaki.
Padre Tiago afirmou ser muito importante e significativo trabalhar com os organismos missionários dos regionais a compreensão do que significa ser igreja local, a sua identidade e a sua missão. “Para mim, foi uma grande satisfação poder assessorar esse encontro e desejo que das reflexões feitas aqui possam surgir bons frutos para as Igrejas locais, para os conselhos missionários diocesanos e paroquiais. Desejo que Igreja do Paraná possa colher bons frutos dessa assembleia”, disse padre Tiago.
Segundo o coordenador do COMIRE, José Donizeti Duarte, a assembleia ajudou a abrir o horizonte para a caminhada missionária. “Essa formação nos trouxe um novo fôlego, deu um impulso missionário no nosso regional e em cada participante. Realmente, percebo que levantou o ânimo e nos apontou novos caminhos para seguirmos o mandato de Jesus de ir da Igreja local aos confins do mundo”, disse ele.
Ao avaliar o evento, dom Mário ponderou que percebeu uma grande fragilidade enquanto organização missionária no Paraná. “Há muita atividade missionária e isso é ótimo. As dioceses têm ações missionárias, mas como organização precisamos melhorar bastante. Daqui pra frente será uma retomada, completamos a equipe do COMIRE e organizamos uma caminhada por Província. Apesar dos desafios, eu volto para casa muito contente. Sei que será uma tarefa complexa levantar a Missão no Paraná, mas estamos aqui para somar forças”, avaliou o bispo.
Durante a assembleia, a equipe de coordenação do COMIRE foi complementada e ficou assim constituída:
- Bispo referencial: Dom Mário Spaki – Diocese de Paranavaí
- Coordenador: José Donizeti Duarte – Arquidiocese de Maringá
- Vice-coordenador: Padre Ivanil Pereira da Silva – Diocese de Umuarama
- Secretária: Aracy Martignoni – Arquidiocese de Cascavel
- Vice-secretário: Luís Fernando Nunes da Silva – Diocese de Ponta Grossa
- Tesoureiro: Padre Marcondes Martins Barbosa – Arquidiocese de Curitiba
- Vice-tesoureira: Marisete Rogowski – Arquidiocese de Cascavel