Pesquisar

Dom Amilton realiza visitas pastorais em Goioxim e Mato Rico

De acordo com o Código de Direito Canônico (Cân. 396 a 398), o bispo de uma diocese deve, a cada 5 anos, realizar uma visita pastoral em cada paróquia, incluindo as matrizes e capelas, a fim de conhecer a realidade local e instruir os fiéis nos trabalhos de evangelização. A visita também pode incluir escolas, prédios públicos, como prefeituras e câmaras de vereadores, hospitais e outras instituições que realizam trabalhos sociais relevantes na região de abrangência da paróquia.

Dom Amilton Manoel da Silva, CP, bispo diocesano de Guarapuava, realizou duas visitas pastorais recentemente. Uma na paróquia São Sebastião, em Goioxim (PR), e outra na paróquia Santo Antônio de Pádua, de Mato Rico (PR). Entre os dias 1º e 5 de outubro a paróquia Sant’Ana e São Joaquim, de Pitanga (PR), deve receber a visita.

Goioxim

Com cerca de 6500 habitantes (Censo 2022), a cidade de Goioxim está 70 quilômetros distante de Guarapuava. A paróquia São Sebastião possui 32 comunidades, localizadas em zonas rurais. De 26 a 29 de agosto, dom Amilton visitou a maioria das capelas, e por onde andou foi recebido com muita alegria e escutou testemunhos de fé e perseverança dos fiéis.

Terço luminoso pelas ruas de Goioxim.

Além de conhecer as capelas do interior, também marcou presença na Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, APAE, Centro de Saúde e Conselho Tutelar.

Gratidão ao padre Valdir (Sloboda) e CPPs que acolheram com alegria, a visita pastoral. Organização, simplicidade e fé; uma Igreja em saída! Deus vos abençoe!”, escreveu o bispo em uma publicação do Facebook.

Confira algumas imagens:

Mato Rico

A visita pastoral na paróquia Santo Antônio de Pádua, em Mato Rico, ocorreu entre os dias 7 e 10 de setembro. Com apenas 3279 habitantes (Censo 2022), é a cidade com menos habitantes na diocese de Guarapuava. As 20 comunidades, também localizadas em regiões rurais, atentem, em média, 10 famílias cada. Dom Amilton visitou os enfermos do Posto de Saúde e do Lar dos Idosos.

Lar dos Idosos de Mato Rico.

Gratidão ao padre Leandro (Pereira Domingues) e aos Conselhos das 20 Comunidades Eclesiais, pela organização da mesma. Gratidão a todos pela acolhida e fraternidade. Foram dias de encontro, reflexão, oração e retomada do sentido de pertença à Jesus Cristo e à Igreja. Deus vos abençoe!”, escreveu dom Amilton ao encerrar a visita pastoral.

Confira algumas imagens:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress