
Mais de 700 peregrinos percorreram, neste sábado (12), junto ao bispo diocesano Dom Amilton Manoel da Silva, os 12,7 km da Via Sacra pelo Caminho de Belém, em Guarapuava.

Durante o trajeto penitencial, que teve início no Rio das Mortes e seguiu até a Catedral Nossa Senhora de Belém, os fiéis viveram intensos momentos de oração e profunda reflexão sobre a Paixão e Morte de Jesus Cristo.
Ao longo das 14 estações, Dom Amilton conduziu as meditações, relacionando cada passagem do sofrimento de Cristo aos desafios vividos atualmente pelas pessoas no cotidiano, estimulando uma espiritualidade concreta e renovada entre os participantes.
Ao final da Via Sacra os peregrinos participaram da Santa Missa na Catedral.
Peregrinações durante o Jubileu 2025
Para obter a Indulgência Plenária, em favor próprio ou para as almas do purgatório em forma de sufrágio, o peregrino deve realizar a peregrinação a uma das Igrejas Jubilares; dedicar, no mínimo, 30 minutos à Adoração Eucarística, concluindo com as orações do Pai-Nosso, Creio e Ave-Maria, nas intenções do Papa; buscar Confissão Sacramental e a Comunhão Eucarística, atos que podem ser realizados até 20 dias antes ou depois da peregrinação.
O Santuário Diocesano Nossa Senhora de Belém é uma das quatro Igrejas Jubilares na Diocese de Guarapuava.
O que é Indulgência
«A indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto á culpa [isto é, para os quais a absolvição já foi obtida pela confissão, ndr.], que o fiel, devidamente disposto e em certas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos» (Codex Iuris Canonici, Can. 992).