Neste sábado, dia 14 de dezembro, acontece em Guarapuava, no salão da paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, a assembleia ordinária e eletiva do novo Conselho Gestor da Cáritas Diocesana Guarapuava, para o triênio 2025-2027.
Na terça-feira (10) em uma reunião que contou com a presença do presidente de honra, o bispo diocesano dom Amilton Manoel da Silva, aconteceu a acolhida de alguns membros da única chapa que estará concorrendo à eleição. De acordo com a atual secretária da Cáritas, Suzete Terezinha Orzechowski, foi feito um edital para as candidaturas e a chapa “Cáritas Fé e Caridade”, que traz como presidente o padre Paulo Francini, vice-presidente o professor Cláudio Andrade, 1º tesoureiro Maicon Jean Ferreira – 2ª tesoureira Lucinere Vandressen Schuaigert, 1º secretário João Elton Rodrigues – 2ª secretária Suzete, foi a única chapa inscrita e então deverá ser aclamada na assembleia do dia 14 e assumirá o conselho em 2025.
Matéria em áudio
Suzete que integra o atual Conselho avaliou positivamente o triênio 2022 à 2024. “Foi a retomada do processo da Cáritas Diocesana em Guarapuava, que nasceu com Dom Frederico Helmel, passou por Dom Wagner e chega agora com Dom Amilton. Fizemos a regularização de toda a documentação, sendo necessário um levantamento não só histórico, mas documental. Colocamos a documentação em ordem e a partir daí pudemos trabalhar com muitos projetos que vieram da Cáritas Regional Paraná”.
Suzete contabilizou, no período, 882 famílias que foram atendidas por projetos articulados junto com o Regional. “Também tivemos uma parceria importante com a Mitra Diocesana principalmente para a manutenção de recursos humanos. São 16 horas de uma assistente social e um estagiário para atendimento ao público”, revelou.
Suzete ainda destacou um projeto da Cáritas com a Itaipu. “Nós fomos agraciados por um projeto da Itaipu para trabalhar com os imigrantes. Então, nós temos uma funcionária designada pelo Regional, que atende os imigrantes aqui em Guarapuava e é mantida pela Itaipu. Nós atendemos hoje 114 pessoas imigrantes cadastradas em Guarapuava, onde estivemos à frente do processo juntamente com a nossa vice-presidente Lucineri”.
Entre as principais dificuldades e desafios no trabalho, Suzete elencou dois: a distância das paróquias devido a grande área geográfica da diocese e a carência de agentes. “A nossa diocese é muito grande, então você atender uma paróquia lá em Rosário do Ivaí, por exemplo, como é que você faz esse tipo de atendimento? Você precisa ter o braço da Cáritas lá. E quem são esses braços? São os agentes voluntários que devem estar lá e que devem representar a Cáritas diocesana para trazer as necessidades para que a gente possa atender. Então, por isso, nós precisamos ainda dessa articulação com o clero, principalmente, para que animem os leigos a fazerem parte da Cáritas diocesana”.
O desafio do próximo Conselho Gestor será, sem dúvidas, avançar neste processo de articulação nas paróquias trazendo mais agentes e para isso a palavra chave é ‘formação’ disse Suzete. “Uma das questões que já está na demanda são as formações para o voluntariado da Cáritas. O agente Cáritas têm que entender o objetivo, o encaminhamento que se faz dentro do voluntariado da Cáritas”.
Segundo Suzete esse é um projeto que pode ser abraçado pelo novo Conselho Gestor. “Vamos agora nos reunir com esse Conselho Gestor e, a partir de fevereiro, elaborar um cronograma de ações. E uma das coisas que nós temos também no horizonte, é uma participação mais efetiva com os editais. Existem muitos nos quais nós podemos fazer uma participação e conseguir verbas para mobilizar as formações, dinamizar o processo de participação, promover mais eventos com essa ação filantrópica. Enfim, esses são horizontes que permeiam a Cáritas, que é amor em movimento, que é um organismo, que é o carinho da igreja para com os pobres, para com os necessitados e que prioriza o bem viver, prioriza a vida e a vida em abundância”.
Suzete finalizou dizendo que todos os agentes paroquiais estão convocados para a assembleia ordinária e eletiva do novo Conselho Gestor da Cáritas Diocesana Guarapuava, na Paróquia Santa Cruz Nossa Senhora das Dores, sábado dia 14 de dezembro, das 13h30 às 17h.
A Cáritas é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.