Entre os dias 16 e 19 de setembro, os padres da diocese de Guarapuava realizaram as últimas reuniões por decanatos. Estes encontros, realizados quatro vezes por ano, tem a finalidade de proporcionar aos sacerdotes a oportunidade de atualizar e alinhar os trabalhos pastorais nas diversas paróquias da diocese.
A paróquia São Pedro Apóstolo, de Nova Tebas, acolheu os sacerdotes do Decanato Pitanga no dia 16 de setembro. No Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Reservado do Iguaçu, se encontraram os padres do Decanato Pinhão, em 17 de setembro. Os padres do Decanato Laranjeiras estiveram na paróquia Imaculado Coração de Maria, em Quedas do Iguaçu, no dia 18 e a última reunião, do Decanato Centro, foi no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Belém, no dia 19.
O bispo diocesano, dom Amilton Manoel da Silva, participou de todas as reuniões, assim como o padre Erico Gabriel Gurkowski, coordenador da Ação Evangelizadora.
Foi realizado nos encontros, segundo o padre Erico, um repasse do que foi trabalho no Encontro Regional dos Presbíteros, em Arapongas (PR), pelo padre Luís Henrique Eloy e Silva, da arquidiocese de Belo Horizonte (MG). Os padres da diocese que participaram do encontro repassaram aos colegas os ensinamentos sobre a “Antropologia Integral e a crise da cultura atual – reflexões, consequências e encaminhamentos pastorais”, tema do encontro.
Os padres também trocaram ideias e fizeram encaminhamentos para a Caminhada Missionária Diocesana, que ganhará peso em outubro, quando começarão as visitas nas casas dos fiéis, e as novenas do Mês Missionário, que em 2024 tem como tema “Ide e Convidai a todos para o banquete”.
“Também partilhamos um pouco sobre o que está acontecendo na nossa diocese e na Igreja, como o encontro do Conselho Missionário Regional (COMIRE), a Assembleia do Povo de Deus, que acontecerá no próximo fim de semana (20 a 22 de setembro) e os materiais para os ministros das exéquias, que estão sendo distribuídos para as paróquias, motivando para a formação”, afirmou padre Erico.
Outro assunto de importância na caminhada diocesana, em pauta nas reuniões dos decanatos, foi a Assembleia Diocesana do Clero, que será realizada de 4 a 6 de novembro, e trará muitas mudanças e novidades. Este ano a novidade é que os decanatos também realizarão suas próprias assembleias, precedendo a Assembleia diocesana. O principal tema dessas assembleias será as Diretrizes Diocesanas de Pastorais e Movimentos. Mais informações em breve.