O dia 26 de setembro ficará registrado na história da quase-paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Guarapuava. Às 19h30, o bispo diocesano, dom Amilton Manoel da Silva, CP, presidirá a cerimônia onde a comunidade será elevada, formalmente, à paróquia. O termo quase-paróquia, de acordo com o Código de Direito Canônico (Cân. 516) é concedido a uma “comunidade de fiéis confiada a um sacerdote como a pastor próprio, ainda não erigida como paróquia por circunstâncias especiais”.
Devido ao aumento populacional na região do bairro Alto da XV, onde está situada a paróquia e suas duas capelas, a elevação à paróquia é um passo natural. O atual pároco, Frei Leandro de Queiroz Albuquerque, escreveu um breve texto contando a história daquela comunidade. Confira:
Após um longo caminho de discernimento e Oração, pois a referida comunidade eclesial sob o divino olhar da Mãe do Perpétuo Socorro, traz uma linda história de um caminho de construção do Reino de Deus neste território que engloba a antiga Vila Cupertinopolis (Alto da XV) até a BR-277.
A Quase-Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro teve sua fundação no ano de 1968, até então capela pertencente à Paróquia Sant’Ana, em Guarapuava (PR). No ano de 1982, os Frades da Ordem dos Mínimos assumiram a condução e animação desta comunidade, tendo como pároco o Pe. Fr. Pascoale, auxiliado pelos padres Fr. Jaime e Fr. Dino. Em 1999, por meio de um decreto assinado pelo então bispo diocesano, Dom Giovanni Zerbini, SDB, foi estabelecida a administração autônoma às mesmas características de uma comunidade paroquial, utilizando-se o termo de “Quase-Paróquia”, em vista a oferecer uma maior proximidade e melhor atendimento à população deste bairro. Neste período também passaram ali deixando suas marcas os padres Fr. Antônio Laine, Fr. Carlos Caridade, Fr. Alvise, Fr. Evélio e Fr. José Antônio , conduzindo o início desta caminhada e desenvolvendo diversos trabalhos pastorais e sociais que foram essenciais no desenvolvimento e crescimento desta comunidade. Os frutos deste trabalho foram ganhando forças, e as pastorais e movimentos surgindo e atuando nos diversos segmentos da evangelização.
No ano de 2009, a diocese de Guarapuava reassumia a Comunidade sob a coordenação do Pe. José Werth. Ali, o mesmo desenvolveu os trabalhos pastorais até 2011, ano em que dom Antônio Wagner da Silva, scj, nomeou como pároco o Pe. Francisco Pontarollo, pelo qual conta-se que ao decorrer dos anos demostrou uma grande preocupação com as instalações da comunidade, à qual com grande entusiasmo e dedicação, juntamente com os membros da comunidade, deram início a uma belíssima reforma e readequação do espaço litúrgico-celebrativo.
Após essa caminhada, em comunhão com o bispo diocesano, dom Amilton Manoel da Silva, CP, em 28 de Janeiro de 2022, a Quase-Paróquia novamente retorna à administração da Ordem dos Mínimos, onde assumiu o ofício de pároco, o Pe. Frei Leandro de Albuquerque e tendo como vigário Pe. Frei Célio Ferreira, zelando pelas atividades pastorais e administrativas. Hoje contamos com duas capelas: São Francisco de Paula e Santo Antônio. Também contamos com a recém criada comunidade itinerante Nossa Senhora das Graças, onde estão sendo desenvolvidos diversos trabalhos pastorais e missionários.
Pe. Frei Leandro de Queiroz Albuquerque, OM
Programação:
TRÍDUO
23 DE SETEMBRO • 19H
24 DE SETEMBRO • 19H
25 DE SETEMBRO • 19H30
MISSA SOLENE DE ELEVAÇÃO À PARÓQUIA
26 DE SETEMBRO • 19H30