Pesquisar

Paróquia Imaculada Conceição de Porto Barreiro (PR) completa 50 anos

Desde dezembro de 2022, as 19 comunidades da paróquia Imaculada Conceição, no município de Porto Barreiro (PR), estão unidas para celebrar seu Jubileu de Ouro. Ao longo de 2023, diversas atividades foram organizadas em alusão à ocasião, sempre destacando a importância das pessoas que, no passado, ajudaram e continuam ajudando a construir uma comunidade participativa, fiel e solidária. O aniversário de fundação da paróquia será em 30 de setembro, mas as festividades do ano jubilar continuarão até 8 de dezembro, quando dom Amilton Manoel da Silva, CP, bispo diocesano, celebrará a missa de encerramento.

Foto recente da igreja matriz, com nova pintura.

Sobre a paróquia
Localizada na região Centro-Oeste do paraná, a cidade de Porto Barreiro possui 3.110 habitantes (CENSO 2022), com uma considerável parcela da população vivendo em regiões rurais. O nome da cidade vem da junção dos termos “Porto Santana” e “Barreirinho”, os dois distritos que originaram o município.

As 19 comunidades e capelas da paróquia Imaculada Conceição estão, a maior parte, longe do perímetro urbano e atendem poucas pessoas. Em média, cada comunidade conta com a participação de 20 famílias.
É nesse contexto que se deu o trabalho de evangelização desde o início, quando o primeiro pároco, o padre italiano Aristides Poletto, SX, que fixou residência em Porto Santana antes mesmo da fundação da paróquia, começou a incentivar os fiéis a construir os espaços litúrgicos.

Conta-se que com seu fusca azul, passava de casa em casa perguntando aos fiéis o que eles poderiam doar para as festas. “Apunto, o que você vai dar hoje de prenda para a igreja, um ou dois sacos de mantimentos?”, era uma frase conhecida do sacerdote, famoso pela sua criatividade e carisma. Recebia milho, feijão, arroz, galinha, ovos e tudo mais o que os fiéis podiam doar. Em uma das festas da padroeira chegou a conseguir 350 porcos, quantidade considerável na época.

50 anos depois, a realidade é diferente. Os avanços tecnológicos e de infraestrutura conquistados ao longo do tempo tornaram mais “fácil” a vida da população, mas aquele desejo de contribuir e viver a fé em comunidade, caminhando juntos em nome de Deus, continua presente nos corações dos portobarreirenses.

2 respostas

  1. Bom dia , presisava de um numero de contato da parroquia imaculada conceicao de Porto Barreiro, para retirar um certificado de Batisterio, desde ja agradeco muito, sou do Paraguay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress