Por Jorge Teles – Central Cultura
Com o objetivo de criar os COMIPA (Conselho Missionário Paroquial) nas paróquias da Diocese de Guarapuava e indicar membros para o COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), a Comissão da Dimensão Missionária da Diocese de Guarapuava promoveu neste sábado e domingo (12 e 13 de agosto), na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, em Guarapuava, o Encontro Missionário de Formação dos Conselhos Missionários Paroquiais.
Com mais de 1000 comunidades espalhadas por uma área de mais de 27 mil quilômetros quadrados, a Diocese de Guarapuava é, por natureza, missionária. Os trabalhos de evangelização precisam de pessoas com disponibilidade de caminhar longe e levar a Palavra de Deus para quem precisa, com corações ardentes e pés a caminho.
O encontro foi assessorado pela irmã Regina da Costa Pedro, diretora nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM’s).
Numa de suas falas durante sua exposição Irmã Regina esclareceu que a missão é a natureza da Igreja. Missionário é a essência da Igreja. Ser missionário não é uma opção, todo o batizado é missionário. E em entrevista ao jornalista Jorge Teles, Irmã Regina disse que o Missionário é um colaborador com a Missão de Deus.
CLIQUE AQUI E OUÇA A MATÉRIA VEICULADA NA CULTURA FM 94,3
Irmã Regina também disse que missão é um estilo de vida, movido pelo Espírito Santo. Todo batizado é missão e deve realizar ações missionárias colocando-se em saída, e que para isso é necessária uma conversão.
Irmã Regina, no encaminhamento do tema, mencionou diversos documentos da Igreja que tratam da missão, como o Programa Missionário Nacional (2019), exortação apostólica do Papa Francisco Gaudete et Exsultate (2018), Evangelii Gaudium (2013), Documento 100 da CNBB – Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia (2014), Documento de Aparecida (2007) entre outros. Ela também citou diversas passagens bíblicas.
Sobre o COMIPA ela deixou claro que a responsabilidade se dá “para dentro” e “para fora” do ambiente paroquial. Para dentro é necessário despertar, motivar e levar todos os grupos, movimentos e pastorais à sua responsabilidade missionária. “É preciso que entendam a missão como eixo e modelo de toda atividade pastoral. E é preciso sair, ir ao encontro de todos os afastados, da paróquia aos confins do mundo”, enfatizou .
A irmã também insistiu em dizer que isso só acontecerá se houver a consciência pessoal e comunitária de que todo batizado é missionário, todo missionário é missão. “Sou Ministro da Eucaristia, sou agente de tal pastoral, pertenço a tal movimento. Não tenho nada a ver com a missão na paróquia. Isso não existe! Todo batizado é!”. Com uma comunidade consciente, motivada, as ações missionárias acontecerão.
O encontro também teve a presença do coordenador regional do COMIRE (Conselho Missionário Regional) que abrange todo o estado do Paraná, José Donizeti Duarte.
MENSAGEM DO BISPO DIOCESANO
O Bispo Diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, participou por um momento do encontro e disse que a diocese precisa muito dos COMIPAS e COMIDI para as ações missionárias serem mais efetivas. Ele trouxe o exemplo da imagem da padroeira, Nossa Senhora de Belém para mostrar que a Igreja diocesana é missionária. “Nossa Senhora de Belém está com o menino Jesus nos braços, com sandália nos pés e cajado nas mãos” e é assim que todos os batizados tem que estar, sempre prontos e dispostos a sair, a ir ao encontro dos outros.
REPRESENTANTES NO COMIDI
Nesse encontro foram escolhidos os representantes para o COMIDI, para atuação em âmbito Diocesano.
Jussara Viviurka e Lucas Felizardo estarão representando o Decanato Centro junto ao COMIDI; do Decanato Pinhão, Maria Obelina; do Decanato Pitanga o representante será Danilo Miranda e Erivelto do Vale pelo Decanato Laranjeiras. Representando a Infância e Adolescência Missionária foi escolhida Adriana Teixeira e Criseli Matias pela Juventude Missionária.