
A Fraternidade Santa Rosa de Viterbo, no município de Pitanga, realizou nesta segunda-feira, 26 de janeiro, uma significativa ação solidária com a distribuição de roupas às comunidades indígenas daquele município. Na ocasião mais de 1.000 peças de roupas foram entregues.
A iniciativa teve como objetivo levar ajuda concreta às famílias, promovendo dignidade, cuidado e fraternidade, valores que marcam a atuação da Fraternidade Santa Rosa de Viterbo, especialmente no trabalho missionário em áreas fragilizadas do município.
As doações foram arrecadadas por meio da mobilização da própria comunidade. A ação atendeu necessidades urgentes das famílias indígenas e se tornou um gesto concreto de amor ao próximo e de respeito às culturas originárias, reforçando o compromisso cristão com a partilha, a solidariedade e a promoção da vida.
De acordo com o fundador, Padre João Rafael da Silva Alves, a atuação da Fraternidade está diretamente ligada ao seu carisma: ser sinal do rosto misericordioso de Deus no mundo, à luz da parábola do Bom Samaritano. “Somos chamados a agir no mundo revelando a misericórdia de Deus, especialmente junto aos que mais sofrem”, afirma.
Conheça a Fraternidade
Inspirada no testemunho de Santa Rosa de Viterbo, padroeira da Fraternidade, a missão do grupo é agir com misericórdia no contexto contemporâneo, promovendo ações de amparo e promoção humana para crianças, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social, física e econômica. A Fraternidade também desenvolve atividades de evangelização por meio de pastorais e movimentos, mantendo seus membros comprometidos com suas respectivas paróquias.
Além das ações sociais, a Fraternidade realiza missões e encontros de espiritualidade, promove formações e pregações para seus membros e para a comunidade eclesial e incentiva a formação permanente, como forma de aprofundar e fortalecer seu carisma.
No campo espiritual, a Fraternidade cultiva práticas como a meditação da Paixão de Cristo, a reflexão sobre a vida de Santa Rosa de Viterbo, a oração do Santo Terço, a Lectio Divina, a Adoração Eucarística e a oração pelos sacerdotes, em comunhão com o Papa e os bispos. Segundo o fundador, além das práticas próprias do carisma, os membros são chamados a viver plenamente as obrigações da fé católica.
Atualmente, a Fraternidade Santa Rosa de Viterbo mantém atuação direta em missões em áreas fragilizadas da cidade de Pitanga, estando à frente de iniciativas de apoio às populações indígenas e a outros grupos em situação de vulnerabilidade. A proposta é colaborar para a construção de uma sociedade mais inclusiva, que garanta a dignidade da pessoa humana em todas as dimensões — social, econômica, educacional, familiar, profissional e religiosa — sem qualquer forma de discriminação.
“A vida está sempre em primeiro lugar”, destaca Padre João Rafael. “Nossa missão é servir com simplicidade, evitando burocracias e respondendo com prontidão às necessidades concretas das pessoas.”
Matérias relacionadas:
Peregrinos vão percorrer 89km, de Pitanga até o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Belém
Peregrinos caminham 89 km de Pitanga a Guarapuava em devoção a Nossa Senhora de Belém
Peregrinos de Pitanga participam da festa de Santa Rosa de Viterbo em São Paulo





