
O fim de semana foi de dor, solidariedade e fé na Diocese de Guarapuava. O bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, que teria presidido duas celebrações de Crisma em Rio Bonito do Iguaçu, na sexta (7) e no sábado (8), viu os planos mudarem após o tornado de categoria F3 que atingiu violentamente o município na noite de sexta-feira, deixando destruição e vítimas fatais.
No sábado (9), logo pela manhã, Dom Amilton seguiu até Laranjeiras do Sul e Rio Bonito do Iguaçu para prestar solidariedade às famílias atingidas. O bispo rezou com a população, abençoou voluntários e equipes de resgate e esteve em contato direto com os desabrigados e feridos. Ainda no mesmo dia, a Cáritas Diocesana de Guarapuava lançou uma campanha de arrecadação para auxiliar as famílias afetadas pela catástrofe.
Em uma publicação feita nas suas redes sociais, Dom Amilton relatou, com profunda emoção, o encontro com os familiares da jovem Júlia, de 14 anos, que seria crismada no sábado pela manhã e acabou perdendo a vida durante o tornado. “Hoje, sábado, logo pela manhã fui para Rio Bonito, passei antes por Laranjeiras do Sul, a cidade vizinha, para rezar com muitas vítimas do tornado e abençoar as centenas de voluntários nos postos de arrecadação… No Hospital São José, uma experiência mais que dolorosa: consolar os pais e familiares da Júlia, a adolescente de 14 anos de idade que seria crismada hoje pela manhã.”

No meio da tarde de sábado, o bispo retornou a Guarapuava, onde presidiu a Santa Missa de Crisma na Catedral Nossa Senhora de Belém, convidando os jovens a oferecerem o sacramento pela alma da adolescente. “Júlia, hoje não te crismei pela manhã, mas ao iniciar a Crisma na Catedral à tarde, convidei os 40 crismandos a oferecer o Sacramento na tua intenção. Você recebeu a Crisma por desejo. Não foi o vento que te levou, mas o Espírito que te arrebatou, em estado de graça, como uma flor ceifada em plena primavera, para enfeitar o jardim do paraíso”, escreveu o bispo.
Mesmo após um dia marcado pela dor e pela comoção, Dom Amilton manteve sua agenda pastoral presidindo a Crisma na Paróquia Imaculada Conceição, no Distrito da Palmeirinha, e celebrando a Santa Missa pelos 35 anos do Santuário Tabor das Vocações — Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, em Guarapuava.

O fim de semana de Dom Amilton foi, assim, um verdadeiro testemunho de proximidade pastoral, esperança e fé viva, em meio ao sofrimento de um povo ferido, mas sustentado pela presença da Igreja.





