Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fraternidade Santa Rosa de Viterbo realiza ação solidária junto às comunidades indígenas de Pitanga

Ação solidária da Fraternidade Santa Rosa de Viterbo levou doações às comunidades indígenas de Pitanga, promovendo cuidado, dignidade e fraternidade.

A Fraternidade Santa Rosa de Viterbo, no município de Pitanga, realizou nesta segunda-feira, 26 de janeiro, uma significativa ação solidária com a distribuição de roupas às comunidades indígenas daquele município. Na ocasião mais de 1.000 peças de roupas foram entregues.

A iniciativa teve como objetivo levar ajuda concreta às famílias, promovendo dignidade, cuidado e fraternidade, valores que marcam a atuação da Fraternidade Santa Rosa de Viterbo, especialmente no trabalho missionário em áreas fragilizadas do município.

As doações foram arrecadadas por meio da mobilização da própria comunidade. A ação atendeu necessidades urgentes das famílias indígenas e se tornou um gesto concreto de amor ao próximo e de respeito às culturas originárias, reforçando o compromisso cristão com a partilha, a solidariedade e a promoção da vida.

De acordo com o fundador, Padre João Rafael da Silva Alves, a atuação da Fraternidade está diretamente ligada ao seu carisma: ser sinal do rosto misericordioso de Deus no mundo, à luz da parábola do Bom Samaritano. “Somos chamados a agir no mundo revelando a misericórdia de Deus, especialmente junto aos que mais sofrem”, afirma.

Conheça a Fraternidade

Inspirada no testemunho de Santa Rosa de Viterbo, padroeira da Fraternidade, a missão do grupo é agir com misericórdia no contexto contemporâneo, promovendo ações de amparo e promoção humana para crianças, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social, física e econômica. A Fraternidade também desenvolve atividades de evangelização por meio de pastorais e movimentos, mantendo seus membros comprometidos com suas respectivas paróquias.

Além das ações sociais, a Fraternidade realiza missões e encontros de espiritualidade, promove formações e pregações para seus membros e para a comunidade eclesial e incentiva a formação permanente, como forma de aprofundar e fortalecer seu carisma.

No campo espiritual, a Fraternidade cultiva práticas como a meditação da Paixão de Cristo, a reflexão sobre a vida de Santa Rosa de Viterbo, a oração do Santo Terço, a Lectio Divina, a Adoração Eucarística e a oração pelos sacerdotes, em comunhão com o Papa e os bispos. Segundo o fundador, além das práticas próprias do carisma, os membros são chamados a viver plenamente as obrigações da fé católica.

Atualmente, a Fraternidade Santa Rosa de Viterbo mantém atuação direta em missões em áreas fragilizadas da cidade de Pitanga, estando à frente de iniciativas de apoio às populações indígenas e a outros grupos em situação de vulnerabilidade. A proposta é colaborar para a construção de uma sociedade mais inclusiva, que garanta a dignidade da pessoa humana em todas as dimensões — social, econômica, educacional, familiar, profissional e religiosa — sem qualquer forma de discriminação.

“A vida está sempre em primeiro lugar”, destaca Padre João Rafael. “Nossa missão é servir com simplicidade, evitando burocracias e respondendo com prontidão às necessidades concretas das pessoas.”

Matérias relacionadas:

Peregrinos vão percorrer 89km, de Pitanga até o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Belém

Peregrinos caminham 89 km de Pitanga a Guarapuava em devoção a Nossa Senhora de Belém

Peregrinos de Pitanga participam da festa de Santa Rosa de Viterbo em São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *