Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em Guarapuava Comunidade Nossa Senhora do Rocio está em festa

Nossa Senhora do Rocio é a padroeira do estado do Paraná e em Guarapuava há uma comunidade dedicada a ela.

A Comunidade Nossa Senhora do Rocio, pertencente à Paróquia São Pedro e São Paulo inicia hoje, 6 de novembro a novena em honra a padroeira, às 19h30, prosseguindo até o dia 14 de novembro, com barraquinhas todas as noites. Hoje, às 18h30 sairá a caminhada com o Manto de Nossa Senhora, da matriz São Pedro e São Paulo até a comunidade.

No próximo domingo (09) acontece o dia festivo com Santa Missa, às 10h. Ao meio-dia tem churrasco com acompanhamentos e no período da tarde, a partir das 13h30, acontece a tarde festiva.

No dia da padroeira, 15 de novembro, a Santa Missa acontecerá às 10h e às 14h tem academia literária. A comunidade fica no Bairro Industrial (Xarquinho), próximo ao Colégio Agrícola.

No Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio

Neste ano a tradicional festa da padroeira, em Paranaguá, chega a sua 212ª edição, com o tema “Com a Mãe do Rocio, aos pés da Cruz”. A programação também inicia hoje (06) e prossegue até o domingo, 16 de novembro. O tema escolhido para este ano remete aos Mistérios Dolorosos do Rosário, na preparação para o Jubileu de 50 anos de seu título como Padroeira, em 2027.

Durante todo o período da festa, a comunidade celebra com novenas, missas em diversos horários, romarias, procissões e também programação cultural, que reforça a união entre fé e tradição popular.

No sábado, 15 de novembro, feriado estadual em homenagem à Padroeira, a programação atinge seu ápice. Segundo o site oficial as missas começarão às 5h da manhã e prosseguirão de hora em hora até às 15h. A Missa Solene Campal, marcada para as 9h, será presidida por Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina, presidente do Regional Sul 2 da CNBB.  Às 16h está prevista a tradicional 212ª Procissão de Ida da imagem da Senhora do Rocio até a Catedral Diocesana de Paranaguá — momento esperado por cerca de cem mil fiéis.

Devoção

A devoção a Nossa Senhora do Rocio teve início no século XVII, logo após a elevação do pelourinho em Paranaguá, em 1648. Quando, em 1686, os habitantes desta Vila, às margens de sua baía, foram assolados por uma peste, essa gente recorreu aos favores de Maria Mãe de Jesus, invocada neste título, para que os livresse desta terrível lamúria.

Desde aí, Nossa Senhora do Rocio vem sendo o socorro das aflições dos devotos cristãos paranaenses. Rocio era o perímetro das Vilas, onde terminava a povoação, o arruamento, e começava a se condensar orvalho matutino. Rocio quer dizer orvalho, em português arcaico. Nossa Senhora do Rocio é Nossa Senhora do Orvalho Matutino, Nossa Senhora do Amanhecer.

A imagem da Virgem do Rocio foi encontrada numa pesca milagrosa, nas redes do Pai Berê, no século XVII, na baía de Paranaguá. A primeira igreja foi edificada em 1813 e o Santuário em 1920.

Devido aos muitos milagres e graças alcançadas por intercessão, a devoção se espalhou entre o povo do Paraná e de diversos lugares as multidões faziam romarias ao Santuário da Virgem do Rocio. Assim, em 1977 o Papa Paulo VI declarou para a eternidade Nossa Senhora do Rocio como a Padroeira do Paraná. Está crescendo, a cada dia que passa, a devoção a Virgem e Mãe do Rocio e seu Santuário, em Paranaguá, está sendo cada vez mais visitado pelos devotos e turistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *