
O Encontro de Formação do Clero 2025 da Diocese de Guarapuava encerrou-se ao meio-dia desta quarta-feira, 4 de junho, na Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe, reunindo padres, diáconos e seminaristas para três dias de aprofundamento teológico e pastoral. O encontro teve como assessor o professor Dr. Diogo Pessotto, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
Durante o encontro, foram abordados temas fundamentais para a vida e missão da Igreja nos tempos atuais. O professor Diogo conduziu reflexões sobre a eclesiologia do Concílio Vaticano II, destacando os conceitos de comunhão e reforma, a pastoral urbana e o Concílio de Niceia, que celebra 1.700 anos em 2025. Além das conferências, houve momentos de partilha e trabalhos em grupo, especialmente ao tratar da pastoral urbana, permitindo aos participantes identificar oportunidades e desafios na evangelização.
O coordenador do clero, padre Jean Patrik, ressaltou a importância da formação contínua para os sacerdotes: “É importante esse momento de formação porque os tempos vão se atualizando, as informações vão chegando e nós, como sacerdotes, muitas vezes pela nossa intensidade pastoral, acabamos nos dedicando ao atendimento, ao cuidado das comunidades e precisamos também parar um pouco para nos atualizarmos nos temas teológicos, nas discussões pastorais, na troca de experiência.”
Ele também destacou a relevância dos temas abordados: “Estamos celebrando 60 anos do final do Concílio Vaticano II, um tempo muito forte de transformação na vida da Igreja. Isso faz com que precisemos revisitar essas ideias, essas noções, questões que já estudamos na teologia, mas que retomamos a partir de uma nova perspectiva.”
O bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, avaliou positivamente o encontro: “Foi um aprofundamento do Concílio Vaticano II em duas vertentes bastante complexas nos nossos dias, que é a comunhão e a reforma. Tivemos também um aprofundamento sobre Niceia, que estamos celebrando 1.700 anos, e suas implicações pastorais. Foram quase dois dias de testemunho, uma revitalização do nosso clero à luz da teologia, teologia bíblica, teologia pastoral.”
O Encontro de Formação do Clero é uma iniciativa da Pastoral Presbiteral da Diocese de Guarapuava, que visa oferecer formação contínua e fraterna aos presbíteros diocesanos, em sintonia com os desafios eclesiais do tempo presente.
Matérias relacionadas:
Formação do clero aborda o Concílio Vaticano II
Formação permanente reúne clero da Diocese de Guarapuava, diáconos e seminaristas