
As peregrinações às Igrejas Jubilares da Diocese de Guarapuava terão início neste domingo, 23 de fevereiro de 2025. O bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, destacou em sua Carta Pastoral que os fiéis poderão obter a Indulgência Jubilar, concedida pelo Papa Francisco, ao realizarem uma piedosa peregrinação a um dos seguintes locais da Diocese:
- Santuário Nossa Senhora de Belém (Guarapuava); Decanato Centro.
- Santuário Nossa Senhora da Salette (Manoel Ribas – Barra Santa Salette); Decanato Pitanga.
- Santuário Nossa Senhora das Graças (Prudentópolis); Decanato Pinhão.
- Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro – Częstochowa (Virmond); Decanato Laranjeiras.
Para obter a Indulgência Plenária, em favor próprio ou para as almas do purgatório em forma de sufrágio, o peregrino deve realizar a peregrinação a uma das Igrejas Jubilares; dedicar, no mínimo, 30 minutos à Adoração Eucarística, concluindo com as orações do Pai-Nosso, Creio e Ave-Maria, nas intenções do Papa; buscar Confissão Sacramental e a Comunhão Eucarística, atos que podem ser realizados até 20 dias antes ou depois da peregrinação.
Peregrinações do domingo, 23 de fevereiro
Decanato Centro
O Santuário Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava, estará aberto para receber os fiéis. Os peregrinos poderão realizar suas orações, participar da Adoração ao Santíssimo Sacramento e da Santa Missa, além de terem a oportunidade de receber o sacramento da Confissão. Vale lembrar que, ao longo do mês de fevereiro, o santuário já recebeu algumas peregrinações, incluindo a de fiéis que percorreram o Caminho de Belém no dia da padroeira e o grupo de peregrinos da cidade de Pitanga, que caminharam 89 km até o santuário.
Leia também: Caminho de Belém: Fé e Devoção na Caminhada dos Peregrinos da Esperança
Decanato Pinhão
A Paróquia São Miguel Arcanjo, de Entre Rios, seguirá em peregrinação ao Santuário Nossa Senhora das Graças, em Prudentópolis. Mais de 200 fiéis, distribuídos em três ônibus e 15 carros, conforme informações da Pastoral da Comunicação (Pascom). Eles seguirão para Prudentópolis na madrugada do domingo.
Decanato Pitanga
Os fiéis das Paróquias Sant’Ana e São Joaquim (Pitanga) e Santo Antônio de Pádua (Mato Rico) peregrinarão ao Santuário Nossa Senhora da Salette, em Manoel Ribas. Segundo a secretaria paroquial, de Pitanga irá um ônibus com 46 lugares, lotado, e ainda diversos automóveis. De Mato Rico seguirá um ônibus com 50 peregrinos.
Leia também: Peregrinos caminham 89 km de Pitanga a Guarapuava em devoção a Nossa Senhora de Belém
Decanato Laranjeiras
A Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, em Virmond, receberá os fiéis da Paróquia Sant’Ana, de Laranjeiras do Sul. De acordo com a Pascom, aproximadamente 465 pessoas seguirão em peregrinação, distribuídas em seis ônibus, uma van e diversos carros particulares.
O Jubileu 2025
O Jubileu da Esperança é um tempo de graça dedicado à renovação espiritual, reconciliação e vivência profunda da misericórdia divina.
A abertura oficial do Jubileu ocorreu no dia 24 de dezembro de 2024, quando o Papa Francisco abriu a Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, marcando o início de um período especial de perdão, cura e esperança para toda a humanidade.
Em comunhão com a Igreja universal, a Diocese de Guarapuava inaugurou seu Ano Jubilar em 29 de dezembro de 2024, dando início às atividades jubilares que agora se estendem por toda a região.