O grupo é on-line e aberto para pessoas de todas as cidades e paróquias da diocese de Guarapuava.
A Pastoral da Ecologia Integral da paróquia Sant’Ana, de Laranjeiras do Sul (PR), iniciou no mês de setembro um grupo de estudo on-line sobre a carta encíclica Laudato Si, do Papa Francisco. O documento, publicado em maio de 2015, trata do cuidado com o meio ambiente e com todas as pessoas, bem como de tópicos mais amplos da relação entre Deus, os seres humanos e o planeta terra.
Em 2025, ano em que a encíclica completa 10 anos, seu estudo tem ganhado destaque, em especial nos grupos que realizam atividades voltadas ao meio ambiente nas paróquias e comunidades. Na diocese de Guarapuava, a paróquia Sant’Ana de Laranjeiras do Sul é pioneira nessas atividades, com destaque para as coletas de tampinhas de garrafas e cartelas de remédios, que são vendidas e os recursos são utilizados para a aquisição de cadeira de rodas para pessoas necessitadas, hortas comunitárias e o projeto “Igreja em ação dengue em extinção”, que promoveu a conscientização sobre a relação entre o acúmulo de lixo nas áreas urbanas e a proliferação da doença.
O grupo de estudo sobre a Laudato Si tem por objetivo formar pessoas aptas e levar a questão do cuidado com o meio ambiente para os diversos grupos de pastorais e movimentos. Por ser online, pessoas de qualquer cidade ou paróquia podem participar. A formação pode proporcionar um primeiro contato com a Campanha da Fraternidade 2025 (CF 2025), que terá como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”. Para conferir o calendário das lives e demais orientações sobre as aulas, foi disponibilizado um grupo no WhatsApp. Para entrar, é só clicar no link: https://chat.whatsapp.com/Dlo2XRlgs3SDLChhCAzfnE
Formação regional sobre a Campanha da Fraternidade 2025
A Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná) realizará nos dias 14 e 15 de novembro um seminário on-line em preparação para a CF 2025. Os dois encontros serão das 19h30 às 21h. O evento será assessorado pelo padre Vagner Raitz, assessor eclesiástico da pastoral no Paraná, e Telmo Pedro Vieira, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutor em Antropologia Social. Serão duas lives no Youtube da CNBB Sul 2:
14 de novembro:
15 de novembro: