A vida é feita de escolhas, e algumas delas nos comprometem mais. As leituras de hoje nos dão dois testemunhos muito significativos sobre saber escolher: Josué e Pedro.
A 1ª leitura (Js 24,1-2.15-18) narra a escolha de Israel: Javé ou os ídolos. Após a longa peregrinação através do deserto e a posse da Terra Prometida, Josué convoca o Povo e o põe diante de uma escolha fundamental: escolher os ídolos do lugar ou o Deus que os libertou do Egito. “Eu, porém, e a minha família vamos servir ao Senhor”, afirmou Josué. Diante desse testemunho, o povo decidiu continuar fiel ao Deus de seus pais.
Na 2ª leitura (Ef 5,21-32), Paulo fala da escolha dos esposos por Cristo e as consequências nas relações familiares: amor ou egoísmo. O casal cristão deve ser sinal e reflexo da união de Cristo com a sua Igreja.
O Evangelho (Jo 6,60-69) narra a escolha de Pedro. Depois do discurso sobre “o Pão da vida”, os discípulos são levados a fazer uma escolha: crer Nele ou deixá-lo. Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Só tu tens palavras de vida eterna”. A escolha de Pedro ajudou os outros apóstolos a se decidirem também pelo Mestre. Devemos fazer também a nossa escolha. Mas, o que significa escolher Cristo? Significa colocá-lo como critério em todas as escolhas do cotidiano: pensar como Ele, agir como Ele, amar como Ele, viver nele a comunhão com o Pai e o Espírito Santo.
Dia dos (as) catequistas. Ser catequista é um dom, vocação, chamado de Deus para evangelizar com alegria e gratuidade. Parabéns, sobretudo aos catequistas da nossa Diocese.
Bom domingo!
Deus te abençoe +