As leituras bíblicas desse domingo nos falam do carisma profético.
A 1ª leitura (Dt 18,15-20) anuncia a vinda de um grande profeta que falará aos homens em nome de Deus. Moisés é apresentado como modelo e exemplo do verdadeiro profeta. Deus está na origem e no centro da sua vocação e a sua mensagem é sempre o que Deus lhe ordena.
Na 2ª leitura (1Cor 7,32-35), Paulo fala como um profeta, oferecendo à comunidade de Corinto uma luz e um sentido novo para o seu comportamento.
O Evangelho (Mc 1,21-28) nos revela que o profeta esperado é Jesus. Num sábado, Jesus vai à sinagoga de Cafarnaum, com seus discípulos e realiza o primeiro milagre contado por São Marcos e “começa a ensinar…”. Não narra o conteúdo do ensinamento, mas o efeito da pregação: “Todos se maravilhavam… o que é isso? Um ensinamento novo dado com autoridade…”. A fala de Jesus é surpreendente e eficaz, pois liberta o ser humano das forças negativas que o dominam. As leituras bíblicas nos lembram duas verdades: A nossa relação com Jesus é fundamentalmente uma relação de “escuta”, devemos escutar a Palavra de Jesus profeta e pô-la em prática, e também a necessidade do carisma profético hoje. O cristão é profeta por vocação e está chamado, com a sua palavra e com suas obras, a revelar os caminhos de Deus e a condenar tudo aquilo que se opõe ao mistério do reino de vida proclamado por Jesus. Vivemos num mundo de muitas falas: no rádio, na TV, nos jornais, nas redes sociais…, fala dos políticos… Quantas palavras, muitas vezes vazias, “sem autoridade…”.
A palavra mais forte e poderosa é a Palavra de Jesus, que liberta, transforma e dá vida. Como anda a nossa vocação profética?
Bom domingo!
Deus te abençoe.