Pesquisar

Igreja do Paraná enviará mais 25 mil Bíblias para Guiné-Bissau

Com informações do Regional Sul 2 da CNBB.

Há quase 10 anos a Igreja do Paraná mantém em Guiné-Bissau, na África, um projeto missionário que busca levar um pouco de carinho, assistência e o amor de Deus para as pessoas carentes daquele país. A “Missão São Paulo VI” é mantida pelo Regional Sul 2 da CNBB e conta com o apoio de todas as 18 dioceses e 2 eparquias ucranianas do estado.

Dentre as diversas atividades missionárias realizadas, a campanha “Missão, Palavra e Pão”, que arrecadou 25 mil Bíblias para os guineenses no ano de 2017, até hoje auxilia de forma excepcional o trabalho de evangelização. Além de cumprir com seu objetivo principal, que é tornar a Palavra de Deus ainda mais conhecida, a distribuição das Bíblias também movimentou, na época, os catequistas e catequizandos paranaenses. Os participantes não apenas conseguiram arrecadar os recursos necessários, mas também tiveram a oportunidades de dar os primeiros passos na vida missionária, tão importante no projeto de “Igreja em Saída” que pede o Papa Francisco.

Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC’s)

Em uma visita pastoral realizada em novembro de 2022, cinco anos após o envio das Bíblias, o arcebispo de Londrina (PR) e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz, e os demais membros da comitiva perceberam que elas estão acabando. Ao voltar para o Brasil, apresentou aos demais bispos do Paraná a proposta de iniciar novamente a campanha, que foi acolhida com entusiasmo.


Se na primeira remessa os catequistas e catequizandos tornaram o sonho possível, dessa vez os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC’s) serão os protagonistas. A proposta, segundo o Regional Sul 2 da CNBB, é de que cada ministro arrecade pelo menos R$36,90, que é o valor correspondente ao de uma Bíblia da Edições CNBB no site oficial, preferencialmente sem tirar do próprio bolso. Cada um receberá um folder, com o qual será motivado a convidar 10 pessoas para o ajudar a adquirir uma Bíblia. Todos os detalhes estão disponíveis no site da Missão: www.cnbbs2.org.br/africa.

No vídeo de apresentação da campanha, gravado durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, dom Geremias, ladeado pelos demais bispos do Paraná, enalteceu a necessidade de mais Bíblias:

“O número de católicos em Guiné-Bissau cresceu e certamente também o desejo de conhecer Jesus Cristo, por isso mais uma campanha”. Dom Geremias Steinmetz.

Diocese de Guarapuava
A diocese de Guarapuava conta com mais de 4000 MESC’s atuantes em mais de 1000 comunidades. A distribuição dos folders teve início no mês de maio. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o padre Erico Gabriel Gurkowski, coordenador da Ação Evangelizadora, se mostra animado com o projeto e incentiva os ministros a divulgar e “partilhar a missão com os amigos, vizinhos e familiares”.

O guarapuavano Wesley de Matos Fonseca está vivendo em Guiné-Bissau desde novembro de 2022. Tendo como base a convivência com aquele povo, Wesley afima que a campanha é de grande relevância e representa um avanço significativo no trabalho de evangelização. “Eles se sentem muito amados por estar com a Palavra de Deus. Também para nós as Bíblias são de grande importância para a evangelização, para mostrar como foi a vida de Jesus. Essa proposta das 25 mil Bíblias é muito importante e um passo muito grande na evangelização aqui em Guiné-Bissau“, disse Wesley.

Wesley de Matos Fonseca está vivendo em Guiné-Bissau desde novembro de 2022.

Confira a mensagem de dom Amilton Manoel da Silva, CP, sobre a campanha:

PERGUNTAS COMUNS

Por que recolher dinheiro, e não Bíblias?
A fim de favorecer o processo de evangelização na Guiné-Bissau, serão enviadas Bíblias novas, da Edições CNBB, com uma capa personalizada e um encarte com uma mensagem de motivação dos bispos. É por esse motivo que não será feita uma coleta de Bíblias novas e usadas.

Como as Bíblias chegarão na África?
Após o encerramento da ação missionária, em 24 de setembro, o Regional Sul 2 da CNBB dará início ao processo de envio. Será produzida uma capa personalizada, um encarte e feita a encomenda na editora Edições CNBB.
A previsão é de que até janeiro de 2024 as Bíblias estejam prontas para serem despachadas via container e, até a Páscoa (31 de março), esteja nas mãos do povo guineense.

Transparência no processo
Ao final da ação missionária será realizada uma prestação de contas que ficará pública no site, com o total arrecadado, os gastos de produção e logística e o saldo que, eventualmente, sobre para a manutenção da Missão.
Todo o processo de produção e envio das Bíblias será documentado e divulgado no site e nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress