Pesquisar

26 de julho: três grandes festas para Sant’Ana na diocese de Guarapuava

Fotos: Rafaelli Peres, de Guarapuava, e Suyane Zeglan, de Pitanga.

A sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1,50).

A devoção à mãe de Maria e padroeira das avós e avôs, Santa’Ana, está enraizada nos corações dos fiéis da diocese de Guarapuava desde os tempos de colonização e fundação dos municípios que a compõe. Duas cidades a têm como padroeira: Laranjeiras do Sul e Pitanga. Em Guarapuava, a paróquia Sant’Ana é uma das maiores da cidade e também dá nome ao bairro onde está localizada.

O dia de Sant’Ana, 26 de julho, ganhou mais importância há três anos quando o Papa Francisco, através do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, criou o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, celebrado no domingo anterior à festa. A proposta do pontífice é de que cada comunidade, em seu próprio contexto pastoral, dedique momentos especiais para os idosos e avós, valorizando sua experiência e sabedoria. Em 2023, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, as crianças e os jovens são convidados a participar com ainda mais entusiasmo e interação com os mais velhos.

Confira a programação das três festas de Sant’Ana na diocese:

LARANJEIRAS DO SUL – CULTURA E FÉ

A novena da padroeira de Laranjeiras do Sul, Sant’Ana, será entre os dias 17 e 25 de julho, às 19 horas. Após as celebrações, serão realizadas apresentações culturais com artistas locais e servidos deliciosos pratos típicos. No domingo, dia 23 de julho, na Missa das 10 horas, haverá a recepção dos tropeiros e bênção dos agricultores.

Acesse o Facebook da paróquia para conferir os detalhes da programação da festa. Aproveite para curtir a página e sempre ficar por dentro das novidades.

PITANGA – NOVO PADROEIRO!

A paróquia Sant’Ana de Pitanga viverá em 2023 um momento histórico em sua caminhada religiosa. Na Missa do dia 26 de julho, às 10 horas, São Joaquim será oficializado como co-padroeiro da cidade. Dom Amilton Manoel da Silva, bispo diocesano, presidirá a celebração. A iniciativa para a adoção de um novo padroeiro foi do pároco, padre Zdzislaw Nabialczyk, que percebeu a devoção ao pai de Maria nas comunidades e decidiu que é o momento de oficializar o santo, esposo de Sant’Ana, como intercessor.

A novena será realizada entre os dias 21 e 29 de julho, sempre às 19h horas. Após as celebrações, os fiéis são convidados a participar das diversas atrações no salão paroquial. A grande festa será no dia 30, domingo, quando será realizada uma uma carreta com os dois padroeiros pela cidade, a partir das 9 horas. ÀS 10h30 terá início a Santa Missa Solene. Após a celebração, o famoso churrasco será servido no salão paroquial.

Clique aqui para acessar o perfil do Instagram da paróquia ou aqui para acessar o Facebook. Todas as novidades e fotos das celebrações serão divulgadas pelas redes sociais.

GUARAPUAVA – COMUNIDADE UNIDA

Em Guarapuava, a Missa da padroeira será no dia 26 de julho às 19 horas. Dom Amilton presidirá a celebração com bênção para os avós e idosos.  Entre os dias 27 e 29 será realizado o tríduo, às 19 horas. No domingo, dia 30 de julho, o recém nomeado pároco, padre José Vítor Cozechen Seller, presidirá sua primeira Missa festiva da padroeira. Após a celebração, um delicioso almoço será servido no salão paroquial.

Clique aqui para acessar o Instagram da paróquia ou aqui para conferir o Facebook.

Por determinação dos bispos do Paraná, é proibida a venda e consumo de bebidas alcoólicas em todos os espaços da Igreja no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress