As leituras falam das dificuldades que os seguidores de Jesus encontrarão para serem fiéis à missão, mas garantem também que o amor de Deus não os abandonará e os ajudará a vencer os medos.
Na 1ª leitura (Jr 20,10-13), Jeremias, para ser fiel à missão, experimenta perseguição, solidão e abandono. Considerou-se até o “profeta da desgraça”. No entanto, ele não deixou de confiar em Deus. E a frase do Senhor, no início de seu chamado, pode ser experimentada plenamente: “não tenhas medo, pois eu estarei contigo” (Jr 1,8).
Na 2ª leitura (Rm 5,12-15), Paulo afirma que o essencial na fé é acolher a salvação que Deus trouxe a todos, por meio do seu Filho Jesus.
No Evangelho (Mt 10, 26-33), Jesus dá recomendações aos apóstolos, antes de enviá-los em missão, e aponta três tipos de medo, que deverão vencer:
Medo do fracasso: importa proclamar a verdade, às claras, como o Senhor.
Medo da morte: morrer por causa do Evangelho, garante a vida eterna.
Medo da perseguição: nunca envergonhar-se de ser cristão.
É preciso confiança na Providência divina, pois o Senhor cuida de nós muito mais do que cuida dos pássaros e, assim como conta os nossos cabelos, nossa vida está nas suas mãos. Infelizmente somos dominados pelo medo… O medo tem impedido o profetismo, as amizades que edificam, gestos que curam e o comprometimento com a dor do outro. O medo, permeado do comodismo, tem levado muita gente à prática da religião por tradição e não por opção a Jesus Cristo.
Quais são os seus medos? Como você tem procurado vencê-los?
Bom domingo!
Deus te abençoe.