Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“E de seu coração aberto jorrou sangue e água” (Jo 19,34)

Por Pe. Martín Antonio Haubert Stein, CM
Pároco da paróquia São João Batista de Prudentópolis (PR)

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus tem sua origem na Sagrada Escritura, se levarmos em consideração as palavras do evangelista São João aos pés da cruz de Jesus. Porém, o Sagrado Coração de Jesus foi revelado a Santa Margarida Maria Alacoque no dia 27 de dezembro de 1673 durante a exposição do Santíssimo Sacramento, onde o próprio Jesus apareceu a ela. Foi ali que o próprio Senhor pediu para que ela divulgasse a devoção a seu Sagrado Coração. Mostrando o seu Coração transpassado pela espada, Jesus disse a Santa Margarida: “eis o coração que tanto tem amado os homens e em recompensa não recebe da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que tem por mim nesse sacramento do Amor”. E continuou dizendo: “prometo pela minha excessiva misericórdia, a todos que comungarem nas primeiras sextas de nove meses consecutivos, a graça da penitência final. Estes não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos. O meu Sagrado Coração lhes será refúgio seguro nessa última hora”.

Jesus pediu para que os fiéis participassem da Santa Missa durante as primeiras sextas-feiras em nove meses consecutivos, com uma confissão reparadora e que recebessem a Sagrada Comunhão. E fez as doze promessas aos que atendessem ao seu pedido:

1 – Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
2 – Estabelecerei a paz nas famílias.
3 – Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do meu Sagrado Coração.
4 – Hei de consolá-los em todas as dificuldades.
5 – Serei o seu refúgio durante a vida, e em especial durante a morte.
6 – Derramarei bênçãos abundantes sobre seus empreendimentos.
7 – Os pecadores encontrarão no meu Sagrado Coração, uma fonte e um oceano sem fim de misericórdia.
8 – As almas tíbias (tímidas e vacilantes na fé) tornar-se-ão fervorosas.
9 – As almas fervorosas ascenderão rapidamente a um estado de grande perfeição
10 – Darei aos sacerdotes o poder de tocar nos corações mais empedernidos.
11 – Aqueles que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no meu Sagrado Coração, e dele nunca serão apagados.
E a grande promessa:
12 – Prometo-vos, no excesso da misericórdia do meu Coração, que o meu amor todo poderoso, concederá, a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses seguidos, a graça da penitência final; não morrerão no meu desagrado, nem sem receberem os Sacramentos. O meu divino Coração será o seu refúgio de salvação nesse derradeiro momento. A igreja dedica toda primeira sexta-feira do mês ao Sagrado Coração de Jesus

A devoção ao Imaculado coração de Maria remonta ao início da Igreja pois tem suas fontes na Sagrada Escritura onde encontramos referências ao coração de Maria. No Evangelho de São Lucas (2,19), Maria conservava todas estas palavras meditando-as em seu coração e, no versículo 51, sua Mãe guardava todas estas coisas no seu coração. Esta belíssima devoção se desenvolveu com os teólogos da idade média e, em 1805, o Papa Pio VII concedeu autorização para a celebração da festa. Cabe destacar que esta devoção ganha ainda mais forças a partir das aparições de Nossa Senhora de Fátima, onde o anjo pede aos pastorzinhos que oferecessem orações e sacrifícios em reparação pelas ofensas ao Sagrado Coração e pela conversão dos pecadores.

O Imaculado Coração de Maria ligado intimamente ao Sagrado Coração de Jesus.

Estas duas devoções são muito próximas na espiritualidade da Igreja católica no mundo todo. Se percebes sua importância na Liturgia da Igreja, que fixou a memória do Imaculado Coração de Maria no sábado seguinte à Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Daí podemos afirmar a união destas duas devoções e sua íntima ligação. A ternura do coração de Maria Mãe nos lança na profundeza da misericórdia do Sagrado coração de Jesus. O coração é o símbolo que revela a união de todos os sentimentos de uma pessoa; então como não devotar estes dois corações.

Sagrado coração de Jesus, eu confio em vós!
Doce coração de Maria, sede a minha Salvação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress