Pesquisar

O Ressuscitado caminha conosco

Onde está o Ressuscitado? Domingo passado o vimos na Comunidade reunida em seu nome, agora o vemos caminhando conosco e na Santa Missa.

Na 1ª leitura (At 2,14.22-33), a Comunidade transformada pelo Espírito, deixa a segurança das paredes do Cenáculo e se prepara para dar testemunho de Jesus, em Jerusalém, e até aos confins da terra, certos de que o Ressuscitado caminha junto. Pedro anuncia Cristo (Kerigma), a certeza de que o Senhor está presente.

Na 2ª leitura (1Pd 1,17-21), Pedro nos exorta à fidelidade na fé, apesar da hostilidade atual e dos sofrimentos futuros; o Ressuscitado fortalece no testemunho.

Evangelho (Lc 24,13-35). A caminho de Emaús (casa do pão), os discípulos estão tristes, desanimados e frustrados. Aparece então um peregrino, que caminha com eles e interpreta as Escrituras. Seus corações começam a “arder”. Chegando a casa, fazem um convite: “fica conosco”. À mesa, acontece o mesmo gesto da última ceia. A Palavra fez “arder” o coração, a fração do Pão faz “abrir os olhos” e eles o reconhecem Ressuscitado. E Cristo desaparece, porque agora a Comunidade já possui os sinais concretos de sua presença: a Palavra e o Pão eucarístico. Eles partem para anunciar a descoberta aos irmãos – Missão. Muitas vezes, também nós andamos pelos caminhos da vida, desanimados… e a vida parece ter perdido sentido. Nesses momentos, mais do que nunca, como os dois discípulos, necessitamos do Peregrino de Emaús: “fica conosco, Senhor”. Essa página de Lucas é também uma explicação da Missa. Ritos iniciais: inicia-se um caminho com Jesus. Rito da Palavra: Jesus explica as escrituras. Rito eucarístico: Jesus consagra e os olhos se abrem. Ritos finais: eles saem para anunciar, compromisso da semana.

Bom domingo!
Deus te abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress