Pesquisar

Laranjeiras do Sul: Campanha da Fraternidade movimentou os fiéis da paróquia Sant’Ana

Em a 2023, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) provocou, através da Campanha da Fraternidade (CF), os brasileiros para falar, escutar, refletir e discernir sobre um tema difícil: a fome. Das conversas nas diversas comunidades, inspiradas pela CF, foi possível perceber as diversas realidades das pessoas que precisam de ajuda e, naturalmente, surgiram propostas de ações para diminuir a insegurança alimentar dos irmãos que estão próximos. Foi o que aconteceu na paróquia Sant’Ana, de Laranjeiras do Sul (PR).

Horta Comunitária

Inspirados pela CF, pessoas da comunidade iniciaram, em um terreno da paróquia no bairro São Francisco, uma horta comunitária. “Era um terreno desocupado, criando mato, e transformamos em um terreno produtivo”, afirmou o pároco, padre Sebastião José Gulart.

O objetivo do projeto, ainda em fase experimental, é distribuir as hortaliças para as famílias que precisam, sem custo, através da Cáritas e do Movimento dos Vicentinos, e convidar essas pessoas para ajudar a cuidar da plantação. “Isso é um sonho. Ainda não está acontecendo totalmente porque ainda estamos iniciando, mas na medida que as pessoas receberem, por exemplo, um pé de alface ou uma cabeça de repolho, a forma de pagar será com o trabalho na horta”, disse padre Sebastião.

A comunidade acolheu o projeto com grande entusiasmo e, além dos movimentos ligados à Igreja, também conta com o apoio do poder público, através da Secretaria da Agricultura de Laranjeiras do Sul, empresas da cidade, alunos do curso de agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).

Campanha da Fraternidade na escola

A Escola Municipal Doutor Leocádio José Correia, de Laranjeiras do Sul, possui em sua grade curricular a disciplina de Ensino Religioso onde, segundo nota da escola, “são propostas reflexões sobre fundamentos, costumes e valores das diferentes religiões existentes na sociedade, […] que estimulam o diálogo e o respeito entre religiões”.
A professora Silvana Franco, que leciona a matéria para crianças da 4ª série, convidou o padre Sebastião Pereira para falar sobre a Campanha da Fraternidade com os alunos. Em 4 encontros, o padre trabalhou os seguintes temas:

  • 1° Alimento é vida;
  • 2° Prato cheio e prato vazio;
  • 3° Tem gente passando fome. “Por quê?”;
  • 4° Chamados a superar a fome;
  • 5° Pão partilhado.
Alimentos doados pelos alunos.

Ao final do curso, os alunos realizaram um gesto concreto. Doaram alimentos não perecíveis que foram distribuídos para famílias carentes da cidade. “Ficam aqui nossos sinceros agradecimentos às famílias que doaram alimentos, aos alunos pela participação, à professora pela dedicação e empenho nas aulas e ao padre Sebastião por nos atender e se fazer presente em nossa escola”, escreveu a coordenação da Escola em uma publicação nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress