Reflexões de dom Amilton Manoel da Silva, CP, para o 2º domingo da Quaresma.
A vida cristã pode ser comparada a uma caminhada. A Quaresma é um momento forte para rever essa caminhada. As Leituras bíblicas de hoje nos ajudam.
Na 1ª leitura (Gn 12,1-4), vemos a caminhada de Abraão: Deus chama Abraão, convida-o a deixar a terra e a família e partir ao encontro de uma outra terra, para ser um sinal de Deus no meio dos homens. Diante do desafio de Deus, Abraão pôs-se a caminho.
Na 2ª leitura (2Tm 1,8b-10), Paulo exorta Timóteo a superar a sua timidez e a ser um modelo de fidelidade no testemunho da fé.
No Evangelho (Mt 17,1-9), vemos a caminhada de Jesus. Indo a Jerusalém, Jesus faz o primeiro anúncio da Paixão. Os discípulos ficam profundamente desanimados e frustrados. A aventura parece encaminhar-se para um grande fracasso; por isso, Jesus toma consigo Pedro, Tiago e João, e revela-lhes no Monte Tabor a glória da divindade. Após um momento de medo, eles reencontram a paz e a alegria. Na Transfiguração, Jesus revela que é: “o Filho amado do Pai” e o Pai convida: “Escutem o que ele diz”. A Paixão é o caminho para a Ressurreição, como a nossa caminhada cristã. Tudo começa com o Batismo, e no final dessa viagem seremos envolvidos pela mesma “nuvem luminosa” que envolveu o Mestre e brilharemos como o sol no reino do Pai. Moisés e Elias nos dão a certeza de que Jesus é o Messias Salvador, porém não é no Tabor o lugar de armar a tenda, senão no mundo, onde a Paixão de Cristo continua nos filhos de Deus.
Fraternidade e Fome: transfiguramos pessoas quando estendemos a mão e saciamos as bocas famintas de pão.
Bom domingo!
Deus te abençoe.