Neste 12 de dezembro dia em que a Igreja celebra Nossa Senhora de Guadalupe, a padroeira da América Latina, o bispo diocesano dom Amilton Manoel da Silva presidiu Santa Missa no município de Nova Laranjeiras, na aldeia indígena Trevo. Concelebraram os padres Érico Gurkowski, coordenador da Ação Evangelizadora e padre Joãozinho.
Na chegada dom Amilton foi acolhido pela comunidade e suas lideranças. Nesta aldeia, onde estão indígenas da etnia Kaingang, localiza-se a Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, capela da paróquia São João Batista de Nova Laranjeiras (Decanato Laranjeiras) atendida pelo Padre Joãozinho (João Maria Ferreira). Ele é missionário Verbita. O sacerdote contou que a paróquia atende 6 comunidades indígenas.
A relação de Nossa Senhora de Guadalupe com os indígenas é marcada por uma aparição ao jovem indígena, Juan Diego, em 1531, no México. A Virgem Maria apareceu a ele como uma jovem com traços indígenas, apresentando-se como sua mãe e protetora.
A celebração ocorreu na parte da manhã, iniciando com a procissão com a imagem da padroeira. A Liturgia foi enriquecida pela participação da comunidade local. Na homilia, que teve traduação para a língua Kaingang, dom Amilton disse que a Igreja caminha com eles. “O nosso respeito, a nossa fraternidade e o nosso amor a todos vocês”. Durante as preces dom Amilton rezou pedindo que todos os povos indígenas tenham seus direitos respeitados, tenham dignidade, terra, saúde, alegrias e bem estar. Ao final da celebração indígenas fizeram algumas apresentações.
Mais de 20 mil indígenas das etnias Kaingang, Guarani residem na área da Diocese de Guarapuava.