Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

No dia de Nossa Senhora de Guadalupe dom Amilton celebra Santa Missa em aldeia indígena

Neste 12 de dezembro dia em que a Igreja celebra Nossa Senhora de Guadalupe, a padroeira da América Latina, o bispo diocesano dom Amilton Manoel da Silva presidiu Santa Missa no município de Nova Laranjeiras, na aldeia indígena Trevo. Concelebraram os padres Érico Gurkowski, coordenador da Ação Evangelizadora e padre Joãozinho.

Na chegada dom Amilton foi acolhido pela comunidade e suas lideranças. Nesta aldeia, onde estão indígenas da etnia Kaingang, localiza-se a Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, capela da paróquia São João Batista de Nova Laranjeiras (Decanato Laranjeiras) atendida pelo Padre Joãozinho (João Maria Ferreira). Ele é missionário Verbita. O sacerdote contou que a paróquia atende 6 comunidades indígenas.

A relação de Nossa Senhora de Guadalupe com os indígenas é marcada por uma aparição ao jovem indígena, Juan Diego, em 1531, no México. A Virgem Maria apareceu a ele como uma jovem com traços indígenas, apresentando-se como sua mãe e protetora.

A celebração ocorreu na parte da manhã, iniciando com a procissão com a imagem da padroeira. A Liturgia foi enriquecida pela participação da comunidade local. Na homilia, que teve traduação para a língua Kaingang, dom Amilton disse que a Igreja caminha com eles. “O nosso respeito, a nossa fraternidade e o nosso amor a todos vocês”. Durante as preces dom Amilton rezou pedindo que todos os povos indígenas tenham seus direitos respeitados, tenham dignidade, terra, saúde, alegrias e bem estar. Ao final da celebração indígenas fizeram algumas apresentações.

Mais de 20 mil indígenas das etnias Kaingang, Guarani residem na área da Diocese de Guarapuava.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress