O mês de outubro tem um lugar especial na cultura e na religiosidade do Brasil. É o mês da padroeira, Nossa Senhora Aparecida, cuja história de como foi encontrada no rio Paraíba do Sul é repassada de pais para filhos desde o ano de 1717. O primeiro santuário dedicado a ela, na cidade de Aparecida (SP), é o destino anual de milhões de peregrinos que precisam receber graças e também agradecer pelos pequenos e grandes milagres recebidos, graças à intercessão da Mãe.
Em todas as paróquias da diocese de Guarapuava haverá celebrações em honra a Nossa Senhora Aparecida. Em 4 cidades que a têm como padroeira, a comemoração ganha ainda mais importância. Serão realizadas novenas que, além dar aos fiéis a oportunidade de renovar a fé e preparar para o grande dia da padroeira, 12 de outubro, proporcionam momentos de encontro de amigos em um ambiente acolhedor e de amizade. Essas cidades são: Inácio Martins, Turvo, Altamira do Paraná e Campina do Simão.
Em Guarapuava, uma das maiores festas anuais da diocese está sendo preparada no Santuário Nossa Senhora Aparecida, no bairro Bonsucesso. Durante a dozena, de 30 de setembro a 11 de outubro, a igreja ficará lotada de guarapuavanos. Os encontros da serão sempre às 19h30.
O Santuário Nossa Senhora Aparecida de Reserva do Iguaçu (PR), famoso pela cachoeira e pelo amplo espaço repleto de natureza e espiritualidade, tem ganhado importância nos últimos anos por causa da construção da nova matriz da paróquia Nossa Senhora de Belém. Enquanto as obras prosseguem, o santuário é um dos principais pontos de encontro dos paroquianos. A novena será de 3 a 11 de outubro, também às 19h30.
Em Laranjeiras do Sul (PR), o santuário dedicado à padroeira do Brasil realizará três Missas por dia durante a Novena. Será sempre às 6h30, 15h e 19h.
As programações das festas estão disponíveis nas redes sociais das paróquias e santuários. Vale a pena seguir cada uma para acompanhar as novidades, imagens e informações das festividades.