O mês vocacional, celebrado em agosto, é uma tradição na Igreja do Brasil, ocasião em que o povo de Deus é chamado a rezar pelas vocações e a promover em todas as suas formas: leiga, vida religiosa, ministérios ordenados e matrimonial. Em 2024, a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e da Vida Consagrada da CNBB, principal articuladora do mês, convida a refletir a temática “Igreja como uma sinfonia vocacional” e o lema “Pedi, pois, ao Senhor da Messe” (cf. Mt 9,38).
A diocese de Guarapuava, através da Comissão do Serviço de Animação Vocacional, está na expectativa para começar a 3ª Jornada Diocesana de Oração pelas Vocações. A proposta é de que em cada dia de agosto, uma ou duas paróquias assumam o compromisso de intensificar as orações pelas vocações e rezar o Terço Vocacional, com reflexões especiais preparadas para cada mistério. É uma oportunidade para valorizar e promover a diversidade, a riqueza e a complementariedade de todas as vocações.
No Seminário Menor Nossa Senhora de Belém, entre os dias 23 e 25 de agosto, será realizado o 2º Encontro Vocacional para jovens que estão cursando ou já finalizaram o ensino médio. O objetivo desse fim de semana é o de apresentar a esses jovens, que previamente manifestaram o desejo de ingressar na vida religiosa, o seminário e todo o processo de formação dos sacerdotes diocesanos. Até o fechamento dessa edição do informativo “A Igreja na Diocese de Guarapuava”, 34 meninos confirmaram presença. Quem desejar participar deve preencher o formulário no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdyi9a-Z3UFwuDDwzxcFGwAz9RkeIIUDrKJhvAow1CuZhVbwQ/viewform
De 11 a 18 de agosto, em sintonia com todas as dioceses do Brasil, as paróquias da diocese de Guarapuava celebrarão a Semana Nacional da Família. É o momento de refletir e rezar pelas vocações matrimoniais. Em 2024, o tema está em sintonia com a Campanha da Fraternidade e vai aprofundar a relação “Família e amizade“, com o lema “Amizade, uma forma de vida com sabor do Evangelho“. O bispo diocesano de Guarapuava, dom Amilton Manoel da Silva, reforça que “apesar da Pastoral Familiar estar à frente da Semana da Família, é importante a participação e união de todas as demais pastorais e movimentos, além dos catequistas e catequizandos, para que sejamos ‘todos um em Cristo’”.
A diocese de Guarapuava possui 11 congregações de vida religiosa femininas, que trabalham de forma direta ou indireta nas 31 cidades que a compõe. Cada um desses institutos possui seu próprio carisma e modo de viver a fé. As meninas que sentem o desejo de ingressar na vida religiosa e, quem sabe, se tornar irmãs ou freiras, podem procurar uma dessas instituições para se informar melhor sobre as possibilidades. As irmãs sempre acolhem com carinho, respeito e muito amor.
Na última semana de agosto será o momento de refletir sobre a vocação laical. As pessoas que doam seu tempo, trabalho e conhecimento para construir a Igreja, através das pastorais e movimentos, merecem todo apoio, consideração e respeito. Em especial, é o momento de rezar pelos catequistas, cujo empenho e dedicação faz acontecer todas as outras vocações.