A Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe acolheu, entre os dias 26 a 28 de junho, o Encontro de Atualização e Formação do Clero. Participaram 80 sacerdotes, 2 diáconos e o bispo diocesano, dom Amilton Manoel da Silva, CP.
Realizado anualmente, o evento tem por objetivo proporcionar aos padres a oportunidade de trocar experiências sobre a caminhada da Igreja na diocese e receber formações sobre temas atuais relevantes para o trabalho de evangelização.
Na manhã de segunda-feira, dia 26 de junho, aniversário da diocese, após a oração e acolhida realizada pelo bispo diocesano e pelo padre André Ricardo Santos Lima, coordenador da Pastoral Presbiteral diocesana, os padres José Vítor Cozechen Seller e Erico Gabriel Gurkowski explanaram, de forma breve, sobre os andamentos do processo de implantação das Novas Diretrizes Diocesanas de Pastorais, em vigor desde maio de 2023. Em seguida, o padre Itamar Abreu Turco, ecônomo, tratou de algumas questões práticas sobre a administração da Igreja.
No período da tarde o padre Marcos Rogério Morais Cardoso, recém chegado na paróquia Divino Espírito Santo de Pinhão (PR), fez algumas reflexões sobre os casais de nova união, com algumas orientações baseadas nos diversos documentos da Igreja que tratam do assunto, em especial a Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco. O padre João Inácio Kolling, pároco da paróquia São José, distrito Guará, tratou do tema do suicídio, suas causas e possíveis soluções do ponto de vista da Igreja.
Nos dias 27 e 28, os padres receberam instruções sobre Terceira Edição do Missal Romano, livro que contém os textos litúrgicos das missas. O uso da tradução brasileira, que busca maior fidelidade ao texto original em latim, será obrigatório em todas as dioceses do país a partir do 1º Domingo do Advento, dia 3 de dezembro de 2023. Quem realizou essa formação foi o padre Leonardo José de Souza Pinheiro, assessor da Comissão para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).