
A Paróquia Divino Espírito Santo, no bairro Vila Bela, em Guarapuava, foi neste domingo (24) o ponto de encontro das juventudes para celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ) na diocese e o Jubileu dos Jovens, em sintonia com o Ano Jubilar da Esperança. Jovens vindos dos quatro decanatos participaram de um dia intenso de espiritualidade, formação, louvor e confraternização, em clima de festa e de fé.

Desde as primeiras horas da manhã, grupos e caravanas chegaram para o cadastramento e foram acolhidos com muita animação. O bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, abriu a programação conduzindo sua catequese refletindo sobre a esperança: “Se as portas se fecham na terra prá você, é porque não é sua porta. A porta que se abre é aquela que Deus quer prá você, então, não se desespere. Tem gente procurando trabalho e não conseguiu ainda, – Não é prá você! Vai chegar o seu momento e vai abrir. Prá uns é mais rápido, prá outros talvez demore um pouco, mas é no tempo de Deus, Ele conhece a sua história. Agora a porta do céu já está aberta e só vai entrar quem passar pela porta estreita”, disse.
O ponto alto do encontro foi a celebração da Santa Missa, presidida por Dom Amilton e concelebrada pelo padre Felipe Madureira, coordenador da Comissão Diocesana para a Animação da Juventude, e pelo diácono Pablino. No início da celebração, o bispo destacou que a Eucaristia é o coração de todo encontro e momento de maior intimidade com Cristo. “O ponto alto do nosso Jubileu e do nosso encontro fraterno neste dia tão importante é a Eucaristia, o momento da nossa intimidade maior com Jesus, através do arder o coração pela Palavra e sentir que a vida se abre para a novidade de Deus”, afirmou.

Na homilia, Dom Amilton falou sobre a importância do discernimento vocacional e das escolhas que marcam a vida dos jovens. “Chega um momento na vida de encontrar qual é a vocação específica. É o matrimônio? O sacerdócio? A vida religiosa consagrada? A vida laical consagrada? Ou ficar solteiro? O Papa Francisco, na exortação Christus Vivit, lembra que até mesmo o estado de vida solteira pode ser uma vocação, se assumido com consciência e compromisso de ser sal, luz e fermento no mundo”, ressaltou.

O bispo também recordou o exemplo do beato Carlo Acutis, patrono da internet e grande inspirador da juventude contemporânea. “Tênis, celular, camisa polo, mochila, bicicleta, óculos escuros… Carlo tinha uma vida como a de vocês. Era um jovem comum, que estudava, brincava, tomava refrigerante, jogava bola, mas buscava não pecar e viver na amizade com Jesus. Ele é um santo de calça jeans, como dizia São João Paulo II, e continua a inspirar nossa juventude”, destacou Dom Amilton.
Ao longo do dia, os jovens participaram ainda de momentos de música, apresentações teatrais, dinâmicas vocacionais e da Adoração Eucarística em clima de oração e silêncio diante do Santíssimo Sacramento.
O próximo grande momento que promete mobilizar a juventude da Diocese será a canonização de Carlo Acutis, no dia 7 de setembro. Em Guarapuava, uma programação especial já está sendo preparada na Paróquia São Luiz Gonzaga e Beato Carlo Acutis, onde os jovens serão novamente convidados a se reunir em oração e festa para celebrar aquele que, em breve, será proclamado santo da Igreja.