
Representantes da Diocese de Guarapuava participaram, entre os dias 22 e 25 de junho, em Curitiba, da primeira edição do Simpósio de Evangelização e Gestão Eclesial, promovido pelo Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a empresa ITA Gestão Eclesial. O encontro reuniu cerca de 50 participantes, entre padres ecônomos, advogados, contadores, administradores e colaboradores dos setores administrativos de dioceses do Paraná, além de representantes dos estados de São Paulo e Sergipe.
Representaram a Diocese de Guarapuava o ecônomo e administrador da Mitra Diocesana, Fábio Bail; Antônio Verci Schran; Everton Luiz Mariani; Adriana Andreola; Karolaine Hortmann; o advogado Artur Bittencourt Junior; e o padre Valdecir Badzinski, do clero diocesano, que também atuou como assessor do simpósio e presidiu a Santa Missa de encerramento.

Durante os quatro dias de programação, os participantes acompanharam conferências, momentos de espiritualidade, partilha de experiências e atividades culturais. Entre os temas abordados estiveram ambiente organizacional, Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, gestão patrimonial nas entidades eclesiásticas, sustentabilidade patrimonial, modelos de seguridade previdenciária, reforma tributária, gestão eclesial segura e os desafios atuais da administração da Igreja.
Um dos temas centrais do simpósio foi a reforma tributária e seus impactos nas instituições eclesiais. As conferências destacaram a necessidade de uma gestão cada vez mais profissional, transparente e preparada para atender às novas exigências legais, sem perder de vista a missão evangelizadora da Igreja.
Matéria em áudio:
Segundo o ecônomo e administrador da Diocese de Guarapuava, Fábio Bail, a participação da equipe diocesana foi de grande importância para fortalecer o trabalho desenvolvido na administração da Igreja Particular de Guarapuava. “A participação da nossa Diocese no Simpósio de Evangelização e Gestão Eclesial tem sido de extrema importância para o alinhamento da nossa gestão administrativa e patrimonial. O encontro demonstra que a eficiência técnica e a conformidade legal são indissociáveis da missão pastoral. Não se trata de transformar a Igreja em uma empresa, mas de organizá-la para que acompanhe a legislação e permita que nossos padres e nosso bispo exerçam com tranquilidade a missão de evangelizar, sempre com transparência”, destacou.
Fábio Bail ressaltou ainda que a Diocese de Guarapuava já vem se preparando para atender às novas exigências legais e enfatizou a importância da formação permanente das equipes. “Hoje contamos com uma equipe muito preparada, formada por representantes de diversos departamentos. Essa participação permite que cada área aprofunde seus conhecimentos e que possamos compartilhar experiências com outras dioceses. Voltamos para Guarapuava com a certeza de que transparência, capacitação e cooperação são pilares fundamentais para uma gestão diocesana segura, sustentável e plenamente alinhada com a missão da Igreja”, afirmou.
O advogado da Mitra Diocesana, Artur Bittencourt Junior, também destacou a riqueza da participação conjunta dos diversos setores da Diocese. “Guarapuava teve o privilégio de participar com uma equipe multifuncional, formada por contadores, advogados, colaboradores da administração, do financeiro e do setor econômico, além do padre Valdecir Badzinski. Essa sinergia entre as diferentes funções certamente vai fortalecer o trabalho da nossa diocese e nos permitirá antecipar soluções para eventuais desafios. O conteúdo apresentado, especialmente na área tributária, é extremamente atual e nos dá segurança para os próximos passos que daremos na administração diocesana”, afirmou.

Além das conferências, o simpósio proporcionou espaços de convivência e troca de experiências entre as dioceses, incluindo uma visita à sede administrativa e ao Memorial Marista, bem como momentos de confraternização entre os participantes.
A programação foi encerrada nesta quinta-feira (25) com a celebração da Santa Missa presidida pelo padre Valdecir Badzinski, seguida de um momento de partilha sobre os desafios e iniciativas desenvolvidas nas dioceses, das conferências sobre “Reforma Tributária sobre o Consumo” e “Gestão Eclesial Segura” e da bênção de envio.
Esta foi a primeira edição do Simpósio de Evangelização e Gestão Eclesial, que substituiu o tradicional Encontro dos Ecônomos do Regional Sul 2. Com um formato ampliado, o evento passou a integrar diferentes áreas da administração eclesial, favorecendo a formação, a atualização profissional e o intercâmbio de experiências entre os diversos colaboradores que atuam a serviço da missão evangelizadora da Igreja.
Jorge Teles com CNBB Sul 2





