Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Seminaristas da Diocese de Guarapuava participam de experiência vocacional-missionária no Norte do país

Os seminaristas Gustavo Henrique Gula e Ailson Grad, da Diocese de Guarapuava e atualmente na etapa da Filosofia, estão participando da 2ª Experiência Vocacional-Missionária Nacional de Seminaristas, realizada entre os dias 12 e 24 de janeiro, na região Norte do Brasil. A iniciativa reúne seminaristas de diversas dioceses do país com o objetivo de fortalecer a dimensão missionária da formação sacerdotal.

A programação teve início em Palmas (TO), onde, entre os dias 12 e 15, os participantes vivenciaram um período de formação inicial, com momentos de espiritualidade, estudo e partilha. No dia 15, os seminaristas foram enviados em missão para diferentes dioceses do Regional Norte 3, onde permaneceram por sete dias, inseridos na realidade pastoral e comunitária das Igrejas locais.

Durante a experiência missionária, Ailson Grad foi enviado para a Prelazia de São Félix do Araguaia, no estado de Mato Grosso, enquanto Gustavo Henrique Gula seguiu para a Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia, no Pará, vivendo de perto a realidade pastoral da região amazônica.

Em relato sobre a vivência missionária, Gustavo destacou a riqueza da experiência e o impacto para sua caminhada vocacional. “Essa segunda experiência vocacional missionária de seminaristas reuniu seminaristas do Brasil todo para alguns dias de missão nas diversas dioceses do nosso Regional Norte 3. A experiência para mim está sendo muito enriquecedora”, afirmou. Ele também recordou o desafio inicial diante de uma cultura diferente da vivida no Paraná, mas ressaltou a ação de Deus ao longo do caminho: “Ao longo dos dias de missão, Deus foi mostrando os caminhos que devia seguir, por onde caminhar. Foi muito bom conhecer novas pessoas, fazer novas amizades com pessoas da comunidade e também com seminaristas do Brasil todo”.

Segundo o seminarista, a experiência contribui diretamente para o discernimento e o amadurecimento vocacional. “Com certeza agrega muito para minha caminhada vocacional e também renova o ardor vocacional missionário”, concluiu.

A participação dos seminaristas da Diocese de Guarapuava na experiência nacional reforça a importância da missão como eixo central da formação sacerdotal, proporcionando contato com diferentes realidades eclesiais e culturais e fortalecendo o espírito de serviço à Igreja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *