
A Cáritas Socialis, em Guarapuava, realizou nesta quarta-feira, 17 de dezembro, o Encontro de Gerações – Dia da Família, uma iniciativa do Centro de Apoio à Família. O evento, inicialmente previsto para o dia 1º de novembro, foi transferido para possibilitar melhores condições de participação e acolhimento das famílias atendidas pela entidade. Neste ano, o encontro aconteceu no salão social da Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida.
Com o tema inspirado no Salmo 71 — “Tu és a minha esperança”, o Encontro de Gerações teve como objetivo promover a convivência entre pessoas de diferentes idades, fortalecendo os vínculos familiares, valorizando a troca de experiências e incentivando a vivência da fé, seguindo a proposta já desenvolvida em edições anteriores.
Assista a matéria:
Segundo a irmã Valdomira dos Santos, responsável pelo Centro de Apoio à Família, o encontro vai além das atividades habituais realizadas pela Cáritas. “O Encontro de Gerações já é uma iniciativa que estamos realizando pelo segundo ano. É um momento que reúne a família como um todo, não apenas as crianças, adolescentes e mulheres que participam do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos da Cáritas Socialis, mas também os avós, tios e irmãos, para que possam conhecer um pouco do nosso trabalho e das atividades que desenvolvemos com os grupos”, explicou.
A irmã destacou ainda as ações realizadas diariamente pelo Centro de Apoio à Família junto às pessoas atendidas. “Nós desenvolvemos diversas atividades com crianças e adolescentes, como música, esporte, artes, apoio no aprendizado e outras iniciativas. Já com os adultos, especialmente com as mulheres, trabalhamos bastante a questão da geração de renda”, afirmou.

Durante o encontro, também foi realizada a Feira Saberes e Sabores, iniciativa que valoriza o trabalho das mulheres atendidas pela entidade. “As mulheres confeccionam seus produtos e nós proporcionamos esse espaço para que elas possam divulgar e comercializar aquilo que produzem”, acrescentou a irmã Valdomira.
De acordo com a responsável pelo Centro de Apoio à Família, as famílias atendidas são majoritariamente da região do bairro Bonsucesso, mas também de outros pontos da cidade, como o Residencial 2000, muitas delas em situação de vulnerabilidade social. “As vulnerabilidades são muitas. Não se trata apenas da fome ou do desemprego, mas de diversas outras situações que exigem um olhar atento. Por isso, procuramos oferecer um acolhimento especial, carinho e atenção, desenvolvendo atividades que ajudem essas famílias em seu cotidiano”, destacou.

Ao longo do dia foram realizadas diversas atividades de convivência e integração. “Apresentamos uma retrospectiva da nossa caminhada ao longo do ano, com apresentações dos grupos de crianças, adolescentes e mulheres, mostrando um pouco das atividades realizadas. Também preparamos espaços de brincadeiras para as crianças, binguinho para os adultos e, claro, um lanche preparado com muito carinho”, concluiu a irmã.
O Encontro de Gerações reafirmou o compromisso da Cáritas Socialis com o fortalecimento da família, a promoção da dignidade humana e a construção de uma sociedade mais solidária, fundamentada na esperança e no cuidado com o próximo.





