
No último final de semana, de 7 a 9 de novembro, o Centro de Formação San Juan Diego, em Guarapuava, acolheu um encontro muito especial: famílias indígenas de diversas regiões do Paraná se reuniram para celebrar, partilhar e fortalecer os laços de cultura, fé e esperança.

O evento contou com a presença do padre João Maria Ferreira, conhecido como padre Joãozinho, Missionário do Verbo Divino, pároco da Paróquia São João Batista, em Nova Laranjeiras, e assessor regional da Pastoral Indígena e Indigenista.
Ele destacou que participaram povos originários de várias regiões do Estado. “Foi um momento de encontro, escuta e convivência. As falas dos anciãos se misturaram às dos jovens e crianças, tecendo uma grande roda de sabedoria e esperança. O encontro foi marcado por gestos que simbolizam a continuidade da vida. A presença de Dona Anair, com 102 anos de idade, e da pequena Maiely, com apenas um mês, lembraram a todos que a cultura indígena é feita de raízes profundas e novos frutos que florescem a cada geração”, partilhou o padre Joãozinho.

Durante os três dias de encontro, as famílias puderam partilhar experiências, rezar juntas e refletir sobre os desafios e esperanças para o futuro. Segundo o padre Joãozinho, foi “um tempo de fortalecimento da identidade, de escuta e de comunhão entre os povos”.
“O encontro dos povos indígenas do Paraná foi um verdadeiro canto de vida. Que esse espírito de união continue a iluminar os caminhos dos povos originários e inspire todos nós a cuidar da terra e uns dos outros. Viva os povos indígenas!”, concluiu.
Foto e imagens: Pe Joãozinho





