
A Diocese de Guarapuava esteve representada pela leiga Meriele Haçul no Seminário Nacional de Campanhas, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 25 a 28 de setembro, em Brasília (DF). O encontro reuniu representantes de todo o país para aprofundar o texto-base da Campanha da Fraternidade 2026, que terá como tema “Fraternidade e Moradia” e lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14).
O Paraná contou com três participantes que serão articuladores da Campanha no Regional Sul 2: além de Meriele, o diácono Walter Saraiva, da Arquidiocese de Curitiba, e Leoni Alves Garcia, de Londrina.

Meriele sublinhou que o seminário foi um momento de formação e aprofundamento da fé a partir da realidade concreta das pessoas sem moradia. “Essa experiência contribuirá para a divulgação da campanha nos nossos espaços pastorais, pois permitirá compartilhar em nossas comunidades e dioceses os conhecimentos adquiridos, fortalecendo a conscientização e o compromisso de todos em buscar condições de moradia digna para cada pessoa”, destacou.
Segundo ela, refletir sobre a moradia à luz do Evangelho e do magistério da Igreja desperta a consciência cristã para a urgência de transformar estruturas sociais que negam direitos fundamentais.
Durante o seminário, os participantes também se uniram em um gesto concreto junto à população em situação de rua em Brasília e publicaram uma Carta Manifesto contra as remoções e despejos, denunciando violações de direitos e defendendo políticas públicas que assegurem moradia digna.
Jorge Teles com Karina de Carvalho Nadal – CNBB Sul 2