
Na manhã desta segunda-feira, 8 de setembro, teve início a série de reuniões decanais, encontros que reúnem o bispo diocesano, padres e diáconos de cada decanato. A primeira reunião aconteceu na Catedral Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava, com o Decanato Centro.
O bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, destacou alguns dos temas que estarão em pauta neste bimestre. “Entre os temas abordados nesta manhã esteve a reflexão que fez parte de um encontro promovido pelo Regional Sul 2 da CNBB sobre ‘O Presbítero e as Redes Digitais’. Nós refletimos muita coisa importante e vimos o quanto precisamos aprimorar e aprofundar esse tema”, afirmou.

Outro assunto central foi a preparação para o jubileu da Diocese e o fortalecimento das Comunidades Missionárias. “Nós também vimos a programação do Ano Jubilar, os 60 anos da instalação da nossa Diocese, que será um Ano Jubilar Mariano. Também recebemos o projeto das comunidades missionárias, fruto de um processo de escuta e diálogo entre padres e leigos. Já temos o projeto implantado em sete a oito paróquias, e até o final de 2026 todas estarão com as comunidades missionárias. Também divulgamos o rito para os missionários no mês de outubro. Porque estamos vivendo o Ano Jubilar da Esperança, nós teremos indulgência plenária para os missionários e missionárias nas visitas que farão. Também foi conversado sobre a Assembleia do Clero, sobre a Romaria para Aparecida (SP), em 27 de junho de 2026, e sobre a Festa da Unidade, que será no dia 29 de novembro”, explicou Dom Amilton.
O encontro também abriu espaço para questões sociais urgentes. Dom Amilton mencionou a presença da vereadora e professora Bia, que apresentou aos participantes o projeto de enfrentamento à violência contra a mulher. “Nós temos mais de mil casos já registrados em Guarapuava até este mês de setembro. Agora, junto com as paróquias, queremos divulgar esse projeto e favorecer ações para que a violência não chegue ao feminicídio. Durante setembro e outubro, realizaremos uma campanha de conscientização em nossas comunidades”, informou o bispo.
Ao final, Dom Amilton reforçou que todas essas iniciativas têm como horizonte a missão evangelizadora da Igreja. “Tudo isso é muito importante para que a nossa evangelização esteja sempre em continuidade, com ardor missionário, levando Jesus e o Evangelho aos corações”, concluiu.
As reuniões prosseguem ao longo da semana: nesta terça-feira (09), no Decanato Pitanga, em Santa Maria do Oeste; na quarta-feira (10), no Decanato Pinhão, na cidade de Foz do Jordão; e na sexta-feira (12), no Decanato Laranjeiras, em Marquinho.