
A Diocese de Guarapuava participou no último fim de semana, em Foz do Iguaçu, de um encontro que reuniu, em um primeiro momento, os bispos do Paraná e, posteriormente, sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos de todo o Regional Sul 2 da CNBB.

Estiveram presentes o casal coordenador da Pastoral Familiar na Diocese de Guarapuava, Douglas Pereira de Moraes e Kamilla Ribeiro de Moraes; Alessandra Mroczko, notária do Tribunal Eclesiástico; padre Erico Gabriel Gurkowski, coordenador da Ação Evangelizadora; padre Marcos Rogério Cardoso, coordenador da Comissão da Vida e Família e o bispo diocesano Dom Amilton Manoel da Silva (foto).
A primeira etapa da programação foi a Assembleia dos Bispos do Regional, realizada entre a tarde de quarta-feira (17) e o meio-dia de sexta-feira (19). Em seguida, teve início o encontro ampliado, que contou com a presença de coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora, da Pastoral Familiar e de outras lideranças. O tema central foi: “Conversa Sinodal e Propostas Pastorais inspiradas na Amoris Laetitia: um olhar sobre o cuidado com as famílias.”

O coordenador da Pastoral Familiar na Diocese de Guarapuava, padre Marcos Rogério, ressaltou: “O objetivo do encontro é, em primeiro lugar, redescobrir os desafios da família e buscar soluções. Depois de 10 anos da publicação da Amoris Laetitia, traçamos metas e perspectivas de ações, sobretudo para acompanhar os casos mais difíceis das famílias, os desafios concretos do dia a dia.”

As reflexões centrais foram conduzidas pelo professor doutor Diogo Pessoto, da Diocese de São José dos Pinhais, que trabalhou o tema “A perspectiva antropológica segundo a Amoris Laetitia” em três momentos, entre a tarde de sexta-feira e a manhã de sábado.
No sábado, quatro painéis aprofundaram diferentes dimensões da exortação apostólica. O arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, falou sobre a misericórdia; o bispo auxiliar de Curitiba, Dom Reginei José Módolo (Dom Zico), tratou da consciência moral; o bispo de Foz do Iguaçu, Dom Sérgio de Deus Borges, abordou as implicações canônicas do capítulo VIII do documento; e o bispo de Ponta Grossa, Dom Bruno Elizeu Versari, destacou “a importância de uma Igreja que acolhe todas as famílias, em suas diversas realidades.”
O domingo foi marcado pela Santa Missa presidida pelo arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2, Dom Geremias Steinmetz. Após a celebração, os participantes foram divididos em 13 grupos para um momento de conversa espiritual, método sinodal que favorece o discernimento comunitário.

VIDEO:
Ao final, sob a coordenação de Dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava, as reflexões dos 13 grupos foram organizadas em uma síntese única, que orientará a ação pastoral das dioceses do Paraná. Para Dom Amilton, o resultado foi animador.