Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Presbíteros refletem sobre a cultura digital em encontro regional

Sob o tema “Cultura Digital” e o lema “A quem iremos? Só Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68), teve início na segunda-feira, 25 de agosto, em Ponta Grossa, o Encontro Regional de Presbíteros. O evento reúne sacerdotes do Regional Sul 2 da CNBB e coloca em pauta um dos maiores desafios da evangelização contemporânea: comunicar a fé em um mundo cada vez mais marcado pela tecnologia.

Da Diocese de Guarapuava participam oito sacerdotes, entre eles o pároco da Catedral Nossa Senhora de Belém, padre Jean Patrik, que destacou a relevância da reflexão proposta.

“O tema que nós estamos tratando aqui é o presbítero da cultura digital. É algo que estamos aprofundando, mesmo já sabendo que é uma realidade da qual não podemos escapar. Não adianta tentarmos demonizar ou simplesmente criticar essa realidade, porque estamos imersos nela. Mesmo que ainda haja alguma resistência, todos nós estamos conectados — seja pela nossa identidade pessoal, documentos ou histórico das redes sociais — estamos mergulhados nesse contexto”, afirmou.

O sacerdote também chamou a atenção para os desafios pastorais que a cultura digital apresenta à Igreja. “Como Igreja, somos convidados a meditar e a indicar caminhos para que as pessoas não caiam nas armadilhas que as redes sociais e a internet podem apresentar: desde o vício, passando por situações que prejudicam a vida familiar, até os abusos que afetam adolescentes e jovens. Por isso, precisamos ter uma visão mais crítica dessa realidade”, explicou.

Outro ponto em destaque no encontro é a reflexão sobre a Inteligência Artificial. “Principalmente hoje, algo bem atual é a inteligência artificial. Também devemos encará-la como uma ferramenta, refletindo sobre como podemos utilizá-la de maneira positiva. Porque sempre haverá pessoas que farão mau uso dessas tecnologias. Precisamos estar atentos a essas transformações, que representam não apenas uma mudança de linguagem, mas uma verdadeira mudança de época, uma mudança cultural”, frisou padre Jean.

O Encontro Regional de Presbíteros segue até a próxima quinta-feira, 28 de agosto, com palestras e debates sobre a atuação sacerdotal diante dos novos paradigmas da comunicação. A assessoria está a cargo do padre Arnaldo Rodrigues, da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress