Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Peregrinações marcam o quarto domingo de agosto no Jubileu da Esperança

Neste quarto domingo do mês de agosto, por ocasião do Jubileu da Esperança, diversas paróquias da Diocese de Guarapuava realizarão peregrinações aos santuários jubilares, em comunhão com a proposta do Ano Santo convocado pelo saudoso Papa Francisco. A iniciativa atende ao chamado da Carta Pastoral do bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, que propõe aos fiéis momentos de fé, reconciliação e comunhão fraterna.

No Decanato Centro, as paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Luiz Gonzaga e Beato Carlo Acutis farão uma caminhada até o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava.

Os peregrinos da Paróquia São Luiz Gonzaga e Beato Carlo Acutis sairão da igreja às 8h, enquanto os da Paróquia Perpétuo Socorro partirão às 8h15.

O encontro entre os dois grupos acontecerá na Rua XV de Novembro, na rotatória do Posto de Saúde do Morro Alto, de onde seguirão juntos até o santuário. No local, às 9h30, será realizada Adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida de momento para confissões. Às 10h30, os fiéis participarão da Santa Missa na Catedral Diocesana.

Já no Decanato Pinhão, os peregrinos da Paróquia São José, do distrito do Guará, também participarão do Jubileu com uma peregrinação ao Santuário Nossa Senhora das Graças, em Prudentópolis. Acompanhados pelo pároco, Frei Ailton, os fiéis seguirão em três ônibus: um saindo de Guarapuava às 7h, passando por dez comunidades, e outros dois diretamente da matriz paroquial.

No Decanato Pitanga, a Paróquia Imaculada Conceição, de Santa Maria do Oeste, se dirigirá ao Santuário Nossa Senhora da Salette, localizado na Barra Santa Salette, em Manoel Ribas. Três ônibus levarão os 137 fiéis inscritos até o local. Já no Decanato Laranjeiras, a Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro – Częstochowa, em Virmond, acolherá neste domingo os fiéis da própria comunidade para celebrar, localmente, o espírito de peregrinação.

Durante o Jubileu da Esperança, os fiéis devidamente dispostos poderão obter a Indulgência Plenária — ou seja, a remissão das penas temporais devidas pelos pecados já perdoados — desde que cumpram as condições estabelecidas pela Igreja. Segundo Dom Amilton, a Indulgência Jubilar, concedida pelo Santo Padre, pode ser obtida mediante uma peregrinação a um dos locais indicados: o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Belém (Guarapuava), o Santuário Nossa Senhora da Salette (Manoel Ribas), o Santuário Nossa Senhora das Graças (Prudentópolis) e a Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro – Częstochowa (Virmond).

Para lucrar a indulgência, o fiel deve realizar a peregrinação e dedicar ao menos 30 minutos à Adoração Eucarística, concluindo com a oração do Pai-Nosso, do Credo e de uma Ave-Maria, nas intenções do Santo Padre. Também é necessário buscar a Confissão Sacramental e a Comunhão Eucarística, que podem ser realizadas até vinte dias antes ou depois da peregrinação. Trata-se de uma oportunidade única de vivenciar a fé de forma profunda, em comunhão com a Igreja e com os irmãos, como verdadeiros peregrinos da esperança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress