Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Professor Diogo Pessotto aprofunda temas eclesiais durante Encontro de Formação do Clero da Diocese de Guarapuava

Durante o Encontro de Formação do Clero da Diocese de Guarapuava 2025, entre os dias 2 e 4 de junho, o professor Dr. Diogo Pessotto, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), conduziu momentos de estudo e reflexão sobre temas fundamentais para a vida e a missão da Igreja nos tempos atuais.

Ao longo do encontro, o assessor trabalhou três grandes eixos temáticos. O primeiro deles foi a eclesiologia do Concílio Vaticano II, com ênfase nos conceitos de comunhão e reforma. “Trabalhamos talvez os dois principais conceitos do Concílio. O primeiro, o conceito de comunhão: a Igreja é comunhão à luz da Trindade, comunhão do Pai, Filho e Espírito Santo, que é derramada sobre a Igreja. Depois, o conceito de reforma, um tanto quanto controverso, mas que basicamente fala da conversão — pessoal, eclesial e pastoral”, explicou o professor.

O segundo tema abordado foi a pastoral urbana, a partir de um breve diagnóstico da realidade pastoral da Diocese de Guarapuava. “Partilhamos três caminhos que a Igreja do Brasil tem apresentado aos cristãos para uma atuação mais efetiva no contexto urbano: a necessidade de rever a formação e atuação das nossas lideranças e do pastoreio dos presbíteros e bispos; a formação de discípulos por meio das pequenas comunidades e da iniciação à vida cristã; e, por fim, a evangelização não pautada tanto em estruturas, mas em carismas e ministérios”, destacou.

O terceiro e último conteúdo foi dedicado ao Concílio de Niceia, que celebra em 2025 seus 1.700 anos. “Refletimos sobre a pessoa de Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, e suas implicações para a Igreja. Como compreender essa afirmação sob a perspectiva eclesial, mas também pessoal e como isso impacta nossa espiritualidade e nossa vida de fé”.

Além das conferências, o encontro contou com momentos de interação entre os participantes. “Tivemos perguntas, dúvidas, ponderações, sempre em um clima muito fraterno, trazendo a realidade do clero e da Igreja, não só em nível diocesano, mas também regional, brasileiro e, quem sabe, universal”, relatou Diogo.

Os trabalhos em grupo, especialmente durante a abordagem da pastoral urbana, foram destacados como um momento enriquecedor. “Olhamos um pouco para a realidade pastoral, social, política e relacional da nossa diocese. Esse momento foi muito rico, pois identificamos algumas oportunidades e ameaças à evangelização, e tudo isso foi partilhado e debatido em comum”, concluiu.

O Encontro de Formação do Clero é uma iniciativa da Pastoral Presbiteral da Diocese de Guarapuava e busca oferecer formação contínua e fraterna aos presbíteros diocesanos, em sintonia com os desafios eclesiais do tempo presente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress