
Durante o Encontro de Formação do Clero da Diocese de Guarapuava 2025, entre os dias 2 e 4 de junho, o professor Dr. Diogo Pessotto, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), conduziu momentos de estudo e reflexão sobre temas fundamentais para a vida e a missão da Igreja nos tempos atuais.
Ao longo do encontro, o assessor trabalhou três grandes eixos temáticos. O primeiro deles foi a eclesiologia do Concílio Vaticano II, com ênfase nos conceitos de comunhão e reforma. “Trabalhamos talvez os dois principais conceitos do Concílio. O primeiro, o conceito de comunhão: a Igreja é comunhão à luz da Trindade, comunhão do Pai, Filho e Espírito Santo, que é derramada sobre a Igreja. Depois, o conceito de reforma, um tanto quanto controverso, mas que basicamente fala da conversão — pessoal, eclesial e pastoral”, explicou o professor.
O segundo tema abordado foi a pastoral urbana, a partir de um breve diagnóstico da realidade pastoral da Diocese de Guarapuava. “Partilhamos três caminhos que a Igreja do Brasil tem apresentado aos cristãos para uma atuação mais efetiva no contexto urbano: a necessidade de rever a formação e atuação das nossas lideranças e do pastoreio dos presbíteros e bispos; a formação de discípulos por meio das pequenas comunidades e da iniciação à vida cristã; e, por fim, a evangelização não pautada tanto em estruturas, mas em carismas e ministérios”, destacou.
O terceiro e último conteúdo foi dedicado ao Concílio de Niceia, que celebra em 2025 seus 1.700 anos. “Refletimos sobre a pessoa de Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, e suas implicações para a Igreja. Como compreender essa afirmação sob a perspectiva eclesial, mas também pessoal e como isso impacta nossa espiritualidade e nossa vida de fé”.
Além das conferências, o encontro contou com momentos de interação entre os participantes. “Tivemos perguntas, dúvidas, ponderações, sempre em um clima muito fraterno, trazendo a realidade do clero e da Igreja, não só em nível diocesano, mas também regional, brasileiro e, quem sabe, universal”, relatou Diogo.
Os trabalhos em grupo, especialmente durante a abordagem da pastoral urbana, foram destacados como um momento enriquecedor. “Olhamos um pouco para a realidade pastoral, social, política e relacional da nossa diocese. Esse momento foi muito rico, pois identificamos algumas oportunidades e ameaças à evangelização, e tudo isso foi partilhado e debatido em comum”, concluiu.
O Encontro de Formação do Clero é uma iniciativa da Pastoral Presbiteral da Diocese de Guarapuava e busca oferecer formação contínua e fraterna aos presbíteros diocesanos, em sintonia com os desafios eclesiais do tempo presente.