
Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema a ecologia integral, e próximo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi celebrado em 5 de junho, a Paróquia Santos Anjos, localizada no bairro São Cristóvão, em Guarapuava, promoveu neste sábado, 7 de junho, a segunda edição do Dia do Descarte Correto. A iniciativa foi organizada pela Pastoral da Ecologia Integral da paróquia que recebeu durante todo o dia materiais recicláveis e descartáveis.
Foram levados pela população diversos tipos de resíduos, como pilhas, cabos, equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos em desuso, tampinhas plásticas, além de óleo de cozinha e gordura animal, que muitas vezes são descartados incorretamente nos terrenos ou no ralo das pias. Também foram entregues utensílios domésticos em bom estado, como pratos, panelas, copos, entre outros, que serão destinados às pastorais sociais.
“O Descarte Correto tem essa tônica, não só o reciclável, mas também tudo que está parado na sua casa e que pode servir para outras pessoas”, explicou o Frei Roberto, pároco da Santos Anjos.
“A ideia dessa iniciativa é justamente para despertar a consciência e o cuidado com os recursos naturais em vista que celebramos no último dia 5 de junho o dia Mundial do Meio Ambiente e a Campanha da Fraternidade que fala de ecologia integral”, explicou Frei Roberto.
O óleo vegetal usado e a gordura animal recolhidos durante o evento foram colocados no tambor (eco-ponto) da empresa GRT Óleo Vegetal, que desenvolve um projeto em parceria com a Diocese de Guarapuava para recolhimento contínuo desse tipo de resíduo nas paróquias. A coleta do óleo segue de forma permanente, mesmo após o Dia do Descarte Correto, e pode ser entregue diretamente nos tambores disponíveis nas paróquias da cidade.

A ação motivou os fiéis a refletirem sobre seu papel enquanto cristãos no cuidado com a criação. Para o leigo Antônio Carlos Matoso Campos, a campanha fortaleceu o compromisso ecológico da comunidade: “A gente como leigos da Igreja precisa ter essa consciência da ecologia integral. Estamos nesse tempo da Campanha da Fraternidade que trata desse tema. Então, como comunidade, precisamos colocar essa consciência em prática. O que antes ia para o lixo e poluía, agora pode ser transformado em benefício para a vida e para o meio ambiente.”
A campanha também foi oportunidade de orientação prática para moradores como José Maria Mendes, que encontrou na paróquia um destino adequado para itens acumulados em casa: “Trouxemos televisor, ventilador, extintor e mais algumas coisas. Era tudo material que estava na nossa casa e a gente não sabia o que fazer. Quando soubemos do descarte aqui na paróquia, resolvemos trazer para fazer tudo certo”, contou.

Todo o material recolhido (uma carga de caminhão) foi destinado a uma empresa especializada em reciclagem. Segundo Terezinha Penafiel (Tere), coordenadora da Pastoral da Ecologia Integral, o que for arrecadado financeiramente com o repasse do material, será revertido para investimentos sustentáveis dentro da própria comunidade.
“Esse material que nós recolhemos será repassado para uma empresa de reciclagem. Ela vai destinar um recurso para a Pastoral aqui da paróquia, que será usado para comprar coletores de separação de lixo. Queremos implantar essa prática aqui e ensinar as crianças da catequese a separar corretamente os resíduos”, explicou.
A ação reforçou a missão da Igreja de cuidar da Casa Comum e dessa maneira a Diocese de Guarapuava segue incentivando novas atitudes e projetos em prol da educação ecológica e da vivência da fé com responsabilidade e amor à criação.