
A partir desta sexta-feira, 4 de abril, todas as 14 paróquias do Decanato Centro da Diocese de Guarapuava passam a contar com Ecopontos para a coleta de óleo vegetal usado. A iniciativa é fruto de uma parceria com a empresa G.R.T. Óleo Vegetal e tem como objetivo promover a conscientização ambiental nas comunidades paroquiais. O Decanato Centro é composto por 13 paróquias localizadas na área central e nos bairros da cidade de Guarapuava, além de uma paróquia no distrito da Palmeirinha.
De acordo com o empresário Gilson Tschá, responsável pela G.R.T. Óleo Vegetal, a parceria com a diocese será gradualmente estendida aos demais decanatos. “Nosso objetivo é atingir toda a Diocese de Guarapuava e envolver as comunidades na preservação do meio ambiente”, afirmou.
Gilson também reforçou a importância de descartar o óleo de forma correta. “O óleo de cozinha nunca deve ser jogado no ralo, na pia ou no solo, pois é altamente poluente, e nas casas, pode causar entupimentos nos canos. O ideal é esperar o óleo esfriar, colocá-lo em uma garrafa pet bem fechada e levá-lo ao ponto de coleta”, explicou. Quando o Ecoponto estiver cheio, os responsáveis pela paróquia entrarão em contato com a empresa para o recolhimento do material.
Campanha com premiações

Como incentivo à participação, a campanha também contará com sorteios de prêmios entre os doadores. “Quem for entregar o óleo deve identificar a garrafa com uma fita crepe, escrevendo o nome, telefone e uma das iniciais: ‘PI’ para Pastoral da Pessoa Idosa, ‘C’ para Catequese ou ‘I’ para Igreja em geral”, detalhou Gilson.
Aqueles que identificarem a garrafa com a sigla “PI” concorrerão a uma viagem para o Santuário Nacional de Aparecida, desde que a campanha atinja 1.500 litros arrecadados até outubro. Já os que usarem as siglas “C” e “I” concorrerão a prêmios variados a cada 400 litros coletados para cada uma das categorias.
Compromisso com a Casa Comum
A iniciativa está em sintonia com a proposta da Campanha da Fraternidade 2025, que traz como tema “Fraternidade e Ecologia Integral: Deus viu que tudo era muito bom” (Gen 1,31).
Por meio de ações concretas como esta, a Diocese de Guarapuava reafirma seu compromisso com a ecologia integral, unindo fé e cuidado com o meio ambiente em resposta ao apelo do Papa Francisco na encíclica Laudato Si’.