
Entre os dias 27 e 29 de maio, a cidade de Foz do Iguaçu, no extremo oeste do Paraná, acolhe o Encontro Regional dos Ecônomos, promovido pela CNBB Regional Sul 2. Voltado a administradores e profissionais das áreas de economia, contabilidade, jurídico, departamento pessoal e patrimônio das dioceses do estado, o encontro busca aprofundar a formação e promover o alinhamento de práticas para uma gestão eclesial mais eficiente e sustentável.
Representando a Mitra Diocesana de Guarapuava participam o administrador Fábio Bail, o advogado Marcelo Urbano, Karolaine Oliveira (recursos humanos), Adriana Andreola (contabilidade) e Everton Mariani (patrimônio). Ao longo da programação, eles se juntam a profissionais de todo o Paraná para refletir sobre os desafios e oportunidades nas diversas áreas.
O encontro está dividido em blocos contemplando diversos assuntos como sustentação financeira regional das pastorais, gestão eclesial sustentável e o papel do ecônomo, situação patrimonial de imóveis (terrenos), os ônus e bônus das festas de igreja como fonte de arrecadação, contratos patrimoniais, instruções normativas, leis, impostos, entre outros.

No momento da partilha, na manhã desta terça (27), a Diocese de Guarapuava apresentou contribuições significativas. O administrador diocesano Fábio Bail compartilhou a experiência do projeto de coleta de óleo usado nas paróquias do Decanato Centro, destacando a preocupação ambiental alinhada com a Campanha da Fraternidade 2025. Já Everton Mariani falou sobre a situação patrimonial de terrenos, reforçando a importância da regularização documental como estratégia de segurança jurídica.
O encontro também contempla reuniões específicas por categorias, a fim de alinhar questões peculiares aos diferentes setores que compõem a estrutura administrativa das dioceses. Mais do que apenas técnico, o evento reafirma o compromisso com uma gestão pastoral que é, antes de tudo, serviço ao povo de Deus.