
No último sábado, 5 de abril, a comunidade rural Igrejinha do Navio, no Guará, foi palco do 1º Encontro Sementes do Bem-Viver, uma iniciativa que reuniu mulheres do campo e da cidade em torno da valorização do protagonismo feminino, do cuidado com a Casa Comum e do fortalecimento da vida comunitária.
O encontro foi conduzido pelo coletivo de mulheres locais, com dinâmicas e reflexões sobre o papel da mulher na sociedade e na construção do bem-viver.
A Pastoral da Criança e o Coletivo Rede Mulher da Horta Comunitária do Xarquinho estiveram presentes, junto de agentes da Cáritas Diocesana de Guarapuava, que partilharam experiências sobre os trabalhos com hortas comunitárias, oficinas de artesanato e o uso de ervas medicinais, a partir do saber tradicional de Elza, da Invernada Paiol de Telha, quilombo localizado na cidade de Reserva do Iguaçu PR.
Durante o encontro, as agentes da Cáritas também aprofundaram a missão evangelizadora do organismo da Igreja, refletindo sobre o que significa ser agente Cáritas e como essa vocação contribui para transformar a realidade por meio do serviço, da escuta e da solidariedade.

De acordo com a segunda secretária da Cáritas Diocesana, Suzete Terezinha Orzechowski, o encontro, organizado pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária (ITR), teve como tônica o empoderamento feminino, o carinho trocado entre as participantes e a valorização da presença da mulher na sociedade.
“É muito positivo quando as mulheres percebem o seu papel, conquistando seu lugar social com sua voz, sua beleza, sua criatividade e seu empenho, que une a comunidade”, destacou a agente Cáritas, Francielle.
O encerramento foi marcado por um momento de confraternização, com sorteio de brindes e um delicioso lanche compartilhado, fortalecendo os laços de amizade, fé e esperança entre as participantes.