
A Pastoral Familiar do Decanato Centro, da Diocese de Guarapuava, realizará a 51ª edição do Retiro para Casais, um encontro de espiritualidade e fortalecimento matrimonial. O evento acontecerá neste final de semana, entre os dias 21 e 23 de março, na Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe, a Casa de Líderes (foto).
Segundo Valdir Fabiani, que coordena a pastoral no Decanato Centro junto com sua esposa, Neili, o retiro faz parte de uma iniciativa diocesana e acontece também nos demais decanatos. “O retiro acontece em todos os decanatos, sempre promovido pela Pastoral Familiar local”, explicou Fabiani.
A programação terá início na sexta-feira, 21 de março, às 19h, e se encerrará no domingo, 23 de março, às 14h. O retiro é exclusivo para casais que possuem o sacramento do matrimônio. Para aqueles que vivem uma nova união, haverá um retiro específico no período de 18 a 20 de julho.
“Cada casal que sentir o desejo de participar deve procurar a Pastoral Familiar de sua paróquia para receber as informações necessárias”, ressaltou o coordenador.
Os retiros da Pastoral Familiar são sempre conduzidos a partir de um tema específico, fundamentado na Palavra de Deus e na doutrina da Igreja Católica. Fabiani explicou que o conteúdo do retiro é uma surpresa para os participantes, mas tem como base a espiritualidade, a oração e a reflexão sobre a vida conjugal e individual.
“A programação é preparada com muito carinho para surpreender os casais. Claro, tudo sempre fundamentado na Palavra de Deus e na doutrina da nossa Santa Igreja Católica”, afirmou.
A formação será conduzida pela equipe da Pastoral Familiar do Decanato Centro, com a participação de sacerdotes. “Nossa equipe organiza tudo, e contamos com a presença de padres que trabalham temas essenciais como espiritualidade, oração, reflexão e o encontro do casal com Deus, além da vivência individual de cada cônjuge. Costumamos dizer que, nesses três dias, vivemos um pedacinho do céu”, destacou Fabiani.
Eleito para coordenar a Pastoral Familiar do Decanato Centro no período de 2025 a 2027, ao lado de sua esposa, Fabiani reafirmou o compromisso de servir as famílias com dedicação e fé.
“Estamos, junto com nossa equipe, sob a intercessão da Sagrada Família de Nazaré, buscando sempre sermos movidos pelo Espírito Santo para realizar a vontade de Deus. Nosso desejo é atender da melhor forma possível os casais e famílias do nosso decanato”, concluiu.